11/04/2024
Agência publica 6ª edição do documento de Perguntas e Respostas sobre materiais em contato com alimentos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou da 6ª edição do documento de Perguntas e Respostas sobre materiais em contato com alimentos.
A atualização, além de trazer mudanças decorrentes de regulamentações recentes, foi ajustada para fornecer respostas mais claras e acessíveis.
- Reciclagem química de materiais plásticos;
- Embalagens biodegradáveis ou compostáveis;
- Referências para atualização de listas positivas;
- Uso de madeiras e tecidos em contato com alimentos;
- Poliestireno expandido;
- Ensaios de migração em latas;
- Utilização de sais não previstos na lista positiva de aditivos para materiais plásticos;
- Alimentos secos não gordurosos;
- Acompanhamento de tratativas no Mercosul;
- Consulta às listas positivas.
Destaca-se a relevância da pergunta 22 do documento, que aborda questões cruciais para um futuro mais sustentável. A Anvisa ressalta a importância de priorizar ações relacionadas à economia circular, rompendo com o modelo linear de produção e descarte em favor da redução, reutilização e reciclagem de materiais ao longo da cadeia produtiva.
A implantação da reciclagem química é fundamental para ampliar a reciclagem de resíduos plásticos, especialmente aqueles provenientes de embalagens de alimentos. Essa abordagem tem sido adotada em outras regiões do mundo, como nos Estados Unidos e na União Europeia, visando a produção de materiais reciclados de qualidade para uso em embalagens de alimentos.
A possibilidade de utilizar processos de reciclagem química de materiais plásticos pode contribuir significativamente para o alcance das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos, especialmente no que diz respeito à redução da quantidade de resíduos destinados à disposição final e ao aumento da recuperação de materiais recicláveis.
A publicação deste documento reafirma o compromisso da Anvisa com a qualidade regulatória e com a promoção da sustentabilidade. Dúvidas adicionais sobre o tema podem ser encaminhadas à Central de Atendimento da Anvisa, contribuindo para futuras atualizações do documento.
Para mais informações, acesse o documento completo: Perguntas e Respostas sobre Materiais em contato com alimentos
Fonte: ANVISA
09/07/2025
Craque francês perdeu 6 kg após quadro grave de gastroenterite durante o Mundial de Clubes; entenda os riscos sanitários e como o profissional de alimentos pode prevenir situações semelhantes.
09/07/2025
Estudo internacional aponta que barreiras psicológicas e culturais continuarão impedindo a aceitação de insetos na alimentação ocidental, apesar de benefícios sustentáveis.
07/07/2025
Pesquisa amplia debate sobre impactos à saúde infantil e reforça movimento regulatório semelhante ao europeu; especialistas brasileiros podem aproveitar lições para atualizar seus controles
02/07/2025
Pesquisa avalia aceitação de hambúrgueres vegetais elaborados com farelo de girassol e aponta benefícios nutricionais e sustentáveis para o setor de alimentos.
01/07/2025
Nova iniciativa facilita autorização regulatória para alimentos inovadores no Reino Unido
30/06/2025
Estudo revela que partículas de poliestireno presentes em embalagens podem tornar o E. coli O157:H7 mais perigoso e resistentes, ampliando riscos para a saúde pública
23/06/2025
Pesquisa publicada em junho de 2025 indica impacto negativo do eritritol na função endotelial cerebral.
20/06/2025
Resumo das recomendações globais e como elas se encaixam na rotina de profissionais de alimentos no Brasil
19/06/2025
Iniciativa da Alliance to Stop Foodborne Illness reconhece jovens líderes globais que impulsionam avanços na segurança de alimentos; inscrições vão até 7 de julho de 2025.
18/06/2025
Profissionais terão 120 dias para se adequar às novas diretrizes que regulam a propaganda nas áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia, com destaque para a proibição de práticas desleais e sensacionalismo.
13/06/2025
Resolução RDC nº 976/2025 promove atualização normativa ampla e detalhada, impactando diretamente fabricantes, nutricionistas e profissionais de controle de qualidade da área de alimentos
13/06/2025
Senate Bill 25 obriga, a partir de 2027, advertências visíveis em alimentos com aditivos proibidos ou restritos em mercados como União Europeia, Canadá e Austrália. Norma define conteúdo, formatação e penalidades para descumprimento.
12/06/2025
Casos nos Estados Unidos reforçam a importância do controle rigoroso de ovos e derivados também no Brasil.
11/06/2025
Produto orgânico contaminado foi distribuído em diversos países europeus; autoridades investigam ligação com dezenas de internações infantis.
10/06/2025
Material traz orientações práticas para fiscalização, setor produtivo e consultores na gestão de riscos biológicos, químicos e físicos em produtos vegetais.
09/06/2025
Normas da Agrodefesa flexibilizam exigências para agricultores familiares e pequenas indústrias de produtos de origem animal, promovendo segurança sanitária e abertura de novos mercados.
09/06/2025
Em coletiva, ministro detalha respostas rápidas às ocorrências e medidas preventivas adicionais, incluindo suspensão temporária de produção de refrigerantes no Ceará.
07/06/2025
Estudo com Monoraphidium contortum destaca a biorremediação como alternativa viável para mitigar a contaminação ambiental por resíduos de medicamentos.
06/06/2025
Autoridades americanas seguem rastreando contaminações em pepinos e outras fontes; situação destaca pontos críticos no controle de segurança de alimentos frescos.
05/06/2025
Estabelecimento produzia cerca de 10 mil unidades por dia em condições insalubres e já havia sido interditado anteriormente pela vigilância sanitária.
30/05/2025
Caso registrado na Holanda reforça necessidade de atenção em controles de produção, rastreabilidade e gestão de incidentes — inclusive em produtos importados ou com ingredientes similares.
29/05/2025
Nova regulamentação define as atividades econômicas que não necessitam de licenciamento sanitário no estado de São Paulo, impactando diretamente os profissionais da área de alimentos e produção rural.
09/07/2025
09/07/2025
08/07/2025
08/07/2025
07/07/2025
07/07/2025
07/07/2025