facebook Dúvidas?

Força-tarefa suspende comercialização de arroz, feijão e azeite de oliva no Rio de Janeiro

Ação dos auditores fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no Rio de Janeiro em junho deste ano.


Em uma ação dos auditores fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no Rio de Janeiro em junho deste ano, foi suspendida a comercialização de 10,2 mil quilos de arroz, 8 mil quilos de feijão e 1,5 mil litros de azeite de oliva por suspeita de irregularidades.

Tanto o arroz quanto o feijão analisados em diversos pontos de comércio no RJ não possuíam a qualidade declarada na embalagem, ou seja, foi identificado que estes produtos apresentavam grande quantidade de defeitos e impurezas como pedras, pedaços e pau e grãos de outras espécies, não sendo compatível a qualidade com as informações declaradas no rótulo.

Já o azeite de oliva apreendido tinha origem clandestina de uma indústria com longo histórico de adulterações, que já tinha até sido autuada pelo MAPA em 2021.

Como medida de segurança aos consumidores, a fiscalização recolheu os produtos das prateleiras imediatamente e determinou o bloqueio dos estoques dos produtos irregulares nos estabelecimentos. O MAPA informou ainda que as marcas infratoras estão sujeitas a multas que correspondem a 20% do valor da mercadoria fiscalizada, podendo chegar até R$ 532 mil.

Legislação

A Lei n° 9.972, de 25 de maio de 2000, institui a classificação de produtos vegetais, subprodutos e resíduos de valor econômico, com a função de padronizar os produtos de origem vegetal e proporcionar igualdade de concorrência entre as empresas e padronização na oferta ao consumidor. Ainda, para estes produtos existem legislações específicas, como a Instrução Normativa 6/2009 traz o Regulamento Técnico do Arroz junto com a Instrução Normativa 2/2012 que faz alterações em alguns artigos da IN 6/2009, e a Instrução Normativa 12/2008 estabelece o Regulamento Técnico do Feijão, definindo os padrões oficiais de classificação, com os requisitos de identidade e qualidade destes produtos. 

Arroz

O arroz é um grão proveniente da espécie Oryza sativa L, e de acordo com seu Regulamento Técnico a classificação do arroz é estabelecida em função dos seus requisitos de identidade, definidos pela própria espécie do produto, e de qualidade, definidos em função do processo de beneficiamento, das dimensões do grão e dos limites máximos de tolerância estabelecidos nos Anexos II a VII da Instrução Normativa 6/2009.

O setor de arroz no Brasil pede ações constantes de fiscalização para evitar que produtos de menor qualidade sejam vendidos em embalagens com padrões superiores, como em casos que já foram registrados de um arroz tipo 4 sendo vendido como arroz tipo 1. 

Feijão

Já o feijão são grãos provenientes das espécies Phaseolus vulgaris L. e Vigna unguiculata (L) Walp e de acordo com seu Regulamento Técnico o requisito de identidade do feijão é definido pela própria espécie do produto e o os requisitos de qualidade são definidos em função da coloração do tegumento (película) do grão e dos limites máximos de tolerância de defeitos, podendo ser classificado em grupos, classes e tipos.

Azeite de oliva

O azeite de oliva é um produto com alto índice de fraude no mundo todo, sendo muito comum a mistura com óleo de soja, corantes e aromatizantes artificiais, além da venda irregular de azeite refinado como extravirgem. No Brasil temos algumas legislações que regulamentam a produção e comercialização de azeite de oliva, como a Instrução Normativa 1/2012 que estabelece o Regulamento Técnico do Azeite de Oliva e do Óleo de Bagaço de Oliva (MAPA), a Instrução Normativa nº 24, de 18 de junho de 2018, que propõe limites de tolerância de parâmetros de análises complementares do azeite de oliva e do óleo de bagaço de oliva (MAPA), a Instrução Normativa 49/2006 que aprova o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade dos Óleos Vegetais Refinados (MAPA) e a RDC nº 481, de 15 de março de 2021 que aprova o Regulamento Técnico para Óleos Vegetais, Gorduras Vegetais e Creme Vegetal (ANVISA).

Conclusão

É fundamental as ações de fiscalização do órgão competente para garantir a segurança do consumidor, permitindo que circulem no país produtos alimentícios de qualidade e regulamentados, garantindo que as indústrias sigam as legislações especificas do setor. 

Referência

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Lei n° 9.972, de 25 de maio de 2000.  Institui a classificação de produtos vegetais, subprodutos e resíduos de valor econômico, e dá outras providências.

BRASIL Agência Nacional de Vigilância Sanitária, RDC nº 270, de 22 de setembro de 2005. Aprova Regulamento Técnico para Óleos Vegetais, Gorduras Vegetais e Creme Vegetal.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Instrução Normativa nº 49, de 22 de dezembro de 2006. Aprova o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade dos Óleos Vegetais Refinados.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Instrução Normativa nº 12, de 28 de março de 2008.  Estabelece o Regulamento Técnico do Feijão, definindo o seu padrão oficial de classificação, com os requisitos de identidade e qualidade, a amostragem, o modo de apresentação e a marcação ou rotulagem, na forma do Anexo à presente Instrução Normativa.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Instrução Normativa nº 6, de 16 de fevereiro de 2009. Aprovar o Regulamento Técnico do Arroz, definindo o seu padrão oficial de classificação, com os requisitos de identidade e qualidade, a amostragem, o modo de apresentação e a marcação ou rotulagem, na forma dos Anexos à presente Instrução Normativa.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Instrução Normativa nº 1, de 30 de janeiro de 2012. Estabelece o Regulamento Técnico do Azeite de Oliva e do Óleo de Bagaço de Oliva.

MAPA. Força-tarefa suspende comercialização de arroz, feijão e azeite de oliva no Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/forca-tarefa-suspende-comercializacao-de-arroz-feijao-e-azeite-de-oliva-no-rio-de-janeiro

NOTÍCIAS

22/04/2024

Autorização excepcional para abate e processamento de POA segundo preceitos religiosos

Explorando os protocolos e implicações da autorização excepcional para abate e processamento religioso de produtos de origem animal.

19/04/2024

Botulismo: Riscos, sintomas e prevenção

Explore os aspectos essenciais para uma abordagem segura e informada.

19/04/2024

Curso sobre Botulismo: Prevenção, Diagnóstico e Controle

Principais alimentos envolvidos e os controles a serem implantados na indústria de produtos susceptíveis.

18/04/2024

Ministério da Agricultura e Pecuária lançou a 3ª edição do Projeto ConSIM

Visando aumentar o número de municípios aderidos ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o Sisbi-POA.

17/04/2024

Termos de compromisso para estabelecimentos de produtos de origem animal

O Impacto da Portaria SDA/MAPA nº 1.091/2024.

16/04/2024

Curso sobre RT de Manejo Pré Abate e Abate Humanitário

Bem-estar animal na Indústria de Alimentos: Dominando os princípios do abate humanitário.

15/04/2024

Rotulagem nutricional frontal: Prazos para adequação

Empresas fabricantes de alimentos, que não estejam em conformidade, têm até o dia 22 de abril de 2024 para se adequarem.

13/04/2024

Novo regulamento para materiais metálicos em contato com alimentos

Saiba mais sobre as diretrizes essenciais para garantir a segurança e a conformidade com a legislação.

12/04/2024

Anvisa atualiza assuntos de petição para avaliação de novos alimentos e ingredientes

Atualização está relacionada ao novo marco regulatório. Conheça os códigos.

11/04/2024

Anvisa promove sustentabilidade com novas diretrizes para Embalagens de Alimentos

Agência publica 6ª edição do documento de Perguntas e Respostas sobre materiais em contato com alimentos.

10/04/2024

Anvisa adota nova abordagem regulatória para área de Alimentos

Medida aprimora o controle pré-mercado, a partir de critérios de risco.

09/04/2024

Anvisa lança novo Painel de Acompanhamento da Agenda Regulatória

Acompanhe a evolução da regulação de alimentos.

08/04/2024

Mapa implementa assinatura eletrônica para certificação sanitária nacional de POA

Com a digitalização, a emissão do certificado dará mais celeridade e segurança para as empresas.

07/04/2024

Anvisa revela avanços na regulação de Alimentos em 2023

Eficiência na análise de petições, consolidação de normas e desafios para 2024.

06/04/2024

Anvisa divulga relatórios de monitoramento de sódio e açúcares em alimentos industrializados

Perspectivas para a redução de sódio e açúcares na indústria.

05/04/2024

Atualização da lista de DCBs pela Anvisa

ANVISA expande e atualiza lista de denominações comuns brasileiras.

04/04/2024

Atualização da 6ª Edição da Farmacopeia Brasileira

Atualizações importantes na 6ª edição da farmacopeia brasileira: novos padrões e prazos para adequação.

03/04/2024

Manual Atualizado: Diretrizes para Produção de Leite

Versão 2.0 atualizada.

02/04/2024

Brasil é selecionado para estudo de caso sobre micotoxinas em cereais

Objetivo é avaliar impacto dos padrões do Codex Alimentarius na prevenção da contaminação.

02/04/2024

Estão abertas quatro consultas públicas a ANVISA sobre alimentos

Regulamento para fórmulas infantis e materiais em contato com alimentos estão entre as propostas. Participe!

19/03/2024

A Rede de Frio na Indústria Alimentícia: Garantindo a Qualidade e Segurança dos Produtos

Infraestrutura física e logística necessária para manter produtos perecíveis em condições adequadas de temperatura.

07/03/2024

Novas regras para avaliação microbiológica do abate de frangos de corte

Diretrizes atualizadas para avaliação microbiológica no processo de abate de frangos de corte.

05/03/2024

Novas regras para moluscos cefalópodes garantem qualidade e segurança

Implementação de padrões rigorosos eleva o padrão da indústria de cefalópodes.

04/03/2024

Consolidação das normas para Fermentados Acéticos, Vinhos e Derivados

Uma abordagem abrangente na Regulação de Produtos Vinícolas no Brasil.