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Sumário

01/07/2022

Atitudes sustentáveis em serviços de alimentação

No contexto do mundo atual, os serviços de alimentação também devem pensar em como ter práticas sustentáveis em seus estabelecimentos.


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O setor de alimentos e bebidas vem sofrendo constantes mudanças ao longo dos últimos anos, principalmente no quesito da sustentabilidade em seus negócios, ou seja, a conscientização de uma produção que gere resultados econômicos, mas também contribua para o desenvolvimento da sociedade e para a preservação do planeta. De modo geral, o desenvolvimento sustentável deve ser economicamente eficiente, mas também ecologicamente prudente e socialmente desejável.

No contexto do mundo atual, os serviços de alimentação também devem pensar em como ter práticas sustentáveis em seus estabelecimentos, pois além da preocupação com a qualidade dos alimentos que irão consumir, os consumidores estão cada vez mais exigentes com o processo de produção desses alimentos, no qual questões como “quem é o fornecedor”, “como foi cultivado”, “qual o destino dos resíduos” e “como foi manipulado” estão sempre sendo debatidos.

Deste modo, algumas atitudes podem ser adotadas por qualquer serviço de alimentação. 

Fornecedores

Por exemplo, na criação do cardápio já pensar nos alimentos que serão servidos e quais serão os possíveis fornecedores, assim dá-se preferência aos fornecedores que são da região, contribuindo para a geração de renda da comunidade local e encurtando a distância de locomoção, o que reduz a geração de gases do efeito estufa pelo transporte, além isso, alimentos da época são mais nutritivos e possuem preço mais acessível. 

Eficiência energética

Pensar também na eficiência energética do estabelecimento, pois estratégias simples podem otimizar o uso de energia, como por exemplo trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes, aproveitar melhor a luz natural, utilizar dispositivos que apagam as luzes automaticamente em áreas poucos utilizadas, ter um ambiente claro na cozinha para melhor luminosidade, sempre manter em dia a manutenção dos refrigeradores e freezers e manter os mesmos em  locais adequados, longe de fontes de calor, e evitar manter ligados equipamentos sem necessidade. 

Gestão da água

A gestão da água também deve ser levada a sério, pois sabe-se que se trata de um recurso natural essencial para a humanidade e por isso é necessário pensar em como utilizá-la da melhor forma, sempre focando em reduzir seu desperdício. Em serviços de alimentação a água é utilizada praticamente em todas as etapas de produção, seja para processos de higienização ou para a cocção dos alimentos. Por isso é necessário realizar manutenções das torneiras para evitar vazamento e conscientizar os manipuladores para o uso correto da água, evitando deixar torneiras abertas sem necessidade. Além disso, o uso de máquinas de lavagem automática, dispositivos de pressão, auditorias de consumo, arejadores e reaproveitamento da água podem ser pensadas para melhor uso da água. No caso do reaproveitamento de água de chuva por exemplo, a água coletada poderá ser utilizada para lavagem de áreas externas, limpeza de banheiros e rega de jardim, ajudando na economia do uso de água. 

Gestão de resíduos

Já a gestão de resíduos sólidos ainda é um desafio para muitos estabelecimentos, porém primordial para uma abordagem sustentável. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12305) estabelece uma ordem de prioridade na gestão, ou seja, é importante não gerar resíduos, porém se gerado, deve-se planejar sua reutilização, reciclagem, tratamento e destinação final adequada. Desta forma, em serviços de alimentação, a redução da geração de resíduos está intimamente ligada com o desperdício de alimentos, além do uso de água e energia em suas operações.

Sabe-se que o desperdício de alimentos ainda é um grande problema mundial e é fundamental que as empresas do setor de alimentos e bebidas estejam cada vez mais alinhadas para uma boa gestão da cadeia produtiva. Para os serviços de alimentação, além de fazer um bom planejamento da sua produção e da gestão do estoque, empregar ferramentas que auxiliam na redução do desperdício durante o processo produtivo é interessante, seja de matéria-prima ou do produto pronto, como a implantação de fichas técnicas, uso do método 5S, boas práticas de manipulação bem estabelecidas e aproveitamento integral de alimentos. 

Quando o estabelecimento acaba produzindo resíduos sólidos, é necessário fazer uma análise do porquê está sendo gerado para minimizar sua produção e estudar as possibilidades de reuso, reciclagem, tratamento e destinação adequada. Neste caso, é importante realizar a segregação dos resíduos gerados, ou seja, separar o que é lixo orgânico, rejeito e material reciclável. Assim, ficará mais fácil de escolher o que fazer com estes resíduos, como por exemplo, doar resíduo orgânico para alimentação animal, compostagem ou para produção de biogás. Para o material reciclável é possível fazer parcerias com Associações de Catadores de materiais recicláveis para a coleta diária ou semanal deste material. Já o rejeito, ou seja, material não há nenhuma possibilidade de reaproveitamento ou reciclagem, deve ser destinado para aterros sanitários. Normalmente empresas terceirizadas são contratadas pelos serviços de alimentação para fazer a coleta deste material e levar ao destino correto. 

Além destas atitudes, é importante promover a conscientização coletiva do combate ao desperdício, tanto com os colaboradores como com os consumidores.

Embalagens descartáveis

Com relação ao uso de embalagens descartáveis, nos últimos dois anos o uso aumentou devido à grande demanda por serviços de delivery e com isso veio a preocupação do impacto ambiental que é gerado pelo descarte incorreto dessas embalagens.  Por isso, a busca e uso por embalagens sustentáveis está cada vez maior, com diferentes opções de modelos e tamanhos, pois o consumidor além de querer um alimento em uma embalagem eficiente, acaba se preocupando na forma de sua destinação, se poderá ser reciclada ou não por exemplo. Ainda, é importante que o estabelecimento faça um melhor controle da distribuição destas embalagens, para verificar se o uso está de acordo com a demanda de saída dos produtos ou está acima da média esperada, pois além do impacto ambiental, o uso excessivo de embalagens descartáveis terá impacto no valor do produto final.

Considerações finais

Além destas atitudes ambientalmente sustentáveis, é importante destacar que a sustentabilidade em serviços de alimentação também está relacionada em regatar bons hábitos alimentares, incentivar a produção agroecológica e orgânica de alimentos, incentivar o consumo de alimentos regionais e sazonais e promover um comércio justo dos alimentos. 

Referências

Oliveira, Sonia Valle Walter Borges, D. et al. Sustentabilidade: princípios e estratégias. Editora Manole, 2019.

Materiais disponíveis

Boas Práticas

>> Documentação: Ficha de controle de itens descartáveis

>> Documentação: Planilha de controle de desperdício de alimentos

>> Documentação: Planilha de controle de estoque

>> Infográfico: Infográfico sobre capacitação de manipuladores

>> Manual: Como elaborar um manual de boas práticas de fabricação

>> Roteiro: Roteiro completo para elaboração de manual de BPF

>> Roteiro: Roteiro de elaboração de manual de BPF e POP

>> Roteiro: Roteiros de verificação de BPF

>> Cartilha: Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação - ANVISA

>> Cartilha: Guia de Boas Práticas para serviços de alimentação

>> Regulamento técnico: Regulamento técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação

Capacitação

>> Curso: Boas Práticas de Fabricação - BPF

>> Curso: Como elaborar um Manual de BPF

>> Curso: Programa 5S

>> Curso: Como elaborar um POP

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