01/07/2022
No contexto do mundo atual, os serviços de alimentação também devem pensar em como ter práticas sustentáveis em seus estabelecimentos.
O setor de alimentos e bebidas vem sofrendo constantes mudanças ao longo dos últimos anos, principalmente no quesito da sustentabilidade em seus negócios, ou seja, a conscientização de uma produção que gere resultados econômicos, mas também contribua para o desenvolvimento da sociedade e para a preservação do planeta. De modo geral, o desenvolvimento sustentável deve ser economicamente eficiente, mas também ecologicamente prudente e socialmente desejável.
No contexto do mundo atual, os serviços de alimentação também devem pensar em como ter práticas sustentáveis em seus estabelecimentos, pois além da preocupação com a qualidade dos alimentos que irão consumir, os consumidores estão cada vez mais exigentes com o processo de produção desses alimentos, no qual questões como “quem é o fornecedor”, “como foi cultivado”, “qual o destino dos resíduos” e “como foi manipulado” estão sempre sendo debatidos.
Por exemplo, na criação do cardápio já pensar nos alimentos que serão servidos e quais serão os possíveis fornecedores, assim dá-se preferência aos fornecedores que são da região, contribuindo para a geração de renda da comunidade local e encurtando a distância de locomoção, o que reduz a geração de gases do efeito estufa pelo transporte, além isso, alimentos da época são mais nutritivos e possuem preço mais acessível.
Pensar também na eficiência energética do estabelecimento, pois estratégias simples podem otimizar o uso de energia, como por exemplo trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes, aproveitar melhor a luz natural, utilizar dispositivos que apagam as luzes automaticamente em áreas poucos utilizadas, ter um ambiente claro na cozinha para melhor luminosidade, sempre manter em dia a manutenção dos refrigeradores e freezers e manter os mesmos em locais adequados, longe de fontes de calor, e evitar manter ligados equipamentos sem necessidade.
A gestão da água também deve ser levada a sério, pois sabe-se que se trata de um recurso natural essencial para a humanidade e por isso é necessário pensar em como utilizá-la da melhor forma, sempre focando em reduzir seu desperdício. Em serviços de alimentação a água é utilizada praticamente em todas as etapas de produção, seja para processos de higienização ou para a cocção dos alimentos. Por isso é necessário realizar manutenções das torneiras para evitar vazamento e conscientizar os manipuladores para o uso correto da água, evitando deixar torneiras abertas sem necessidade. Além disso, o uso de máquinas de lavagem automática, dispositivos de pressão, auditorias de consumo, arejadores e reaproveitamento da água podem ser pensadas para melhor uso da água. No caso do reaproveitamento de água de chuva por exemplo, a água coletada poderá ser utilizada para lavagem de áreas externas, limpeza de banheiros e rega de jardim, ajudando na economia do uso de água.
Já a gestão de resíduos sólidos ainda é um desafio para muitos estabelecimentos, porém primordial para uma abordagem sustentável. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12305) estabelece uma ordem de prioridade na gestão, ou seja, é importante não gerar resíduos, porém se gerado, deve-se planejar sua reutilização, reciclagem, tratamento e destinação final adequada. Desta forma, em serviços de alimentação, a redução da geração de resíduos está intimamente ligada com o desperdício de alimentos, além do uso de água e energia em suas operações.
Sabe-se que o desperdício de alimentos ainda é um grande problema mundial e é fundamental que as empresas do setor de alimentos e bebidas estejam cada vez mais alinhadas para uma boa gestão da cadeia produtiva. Para os serviços de alimentação, além de fazer um bom planejamento da sua produção e da gestão do estoque, empregar ferramentas que auxiliam na redução do desperdício durante o processo produtivo é interessante, seja de matéria-prima ou do produto pronto, como a implantação de fichas técnicas, uso do método 5S, boas práticas de manipulação bem estabelecidas e aproveitamento integral de alimentos.
Quando o estabelecimento acaba produzindo resíduos sólidos, é necessário fazer uma análise do porquê está sendo gerado para minimizar sua produção e estudar as possibilidades de reuso, reciclagem, tratamento e destinação adequada. Neste caso, é importante realizar a segregação dos resíduos gerados, ou seja, separar o que é lixo orgânico, rejeito e material reciclável. Assim, ficará mais fácil de escolher o que fazer com estes resíduos, como por exemplo, doar resíduo orgânico para alimentação animal, compostagem ou para produção de biogás. Para o material reciclável é possível fazer parcerias com Associações de Catadores de materiais recicláveis para a coleta diária ou semanal deste material. Já o rejeito, ou seja, material não há nenhuma possibilidade de reaproveitamento ou reciclagem, deve ser destinado para aterros sanitários. Normalmente empresas terceirizadas são contratadas pelos serviços de alimentação para fazer a coleta deste material e levar ao destino correto.
Além destas atitudes, é importante promover a conscientização coletiva do combate ao desperdício, tanto com os colaboradores como com os consumidores.
Com relação ao uso de embalagens descartáveis, nos últimos dois anos o uso aumentou devido à grande demanda por serviços de delivery e com isso veio a preocupação do impacto ambiental que é gerado pelo descarte incorreto dessas embalagens. Por isso, a busca e uso por embalagens sustentáveis está cada vez maior, com diferentes opções de modelos e tamanhos, pois o consumidor além de querer um alimento em uma embalagem eficiente, acaba se preocupando na forma de sua destinação, se poderá ser reciclada ou não por exemplo. Ainda, é importante que o estabelecimento faça um melhor controle da distribuição destas embalagens, para verificar se o uso está de acordo com a demanda de saída dos produtos ou está acima da média esperada, pois além do impacto ambiental, o uso excessivo de embalagens descartáveis terá impacto no valor do produto final.
Além destas atitudes ambientalmente sustentáveis, é importante destacar que a sustentabilidade em serviços de alimentação também está relacionada em regatar bons hábitos alimentares, incentivar a produção agroecológica e orgânica de alimentos, incentivar o consumo de alimentos regionais e sazonais e promover um comércio justo dos alimentos.
Oliveira, Sonia Valle Walter Borges, D. et al. Sustentabilidade: princípios e estratégias. Editora Manole, 2019.
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