facebook Dúvidas?

16/05/2022

Importância da manutenção de equipamentos em serviços de alimentação

Um bom planejamento de manutenção proporciona confiabilidade e segurança no uso dos equipamentos e máquinas, diminuindo custos para o estabelecimento pois evita paradas inesperadas, melhorando a produtividade e tornando o estabelecimento mais eficiente e competitivo.


freepikPara manter a qualidade dos produtos comercializados nos serviços de alimentação é necessário que os equipamentos utilizados no processo produtivo estejam funcionando adequadamente, principalmente para evitar contaminações e prejuízos para o estabelecimento.

Normalmente são utilizados diferentes equipamentos e máquinas para a produção de diversos tipos e quantidades de alimentos, sendo fundamental bom estado de conservação para operar de forma ágil e evitar acidentes de trabalho. Para isso ser possível é importante realizar serviços de manutenção nestes equipamentos, podendo ser realizado pelos próprios funcionários do estabelecimento ou por uma empresa terceirizada, dependendo do tipo de equipamento.

Manutenção 

Os desgastes dos equipamentos em cozinha profissionais ocorrem naturalmente devido a rotina de uso, sendo necessário manutenções para corrigir falhas e restaurá-los quando necessário, reduzindo custos e garantindo a segurança da operação. Assim, a manutenção pode ser definida como um conjunto de procedimentos que visam manter os equipamentos e máquinas funcionando corretamente para um objetivo específico, podendo ser classificada em manutenção preventiva e manutenção corretiva.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva tem o objetivo de evitar danos significativos e aparecimento de falhas nos equipamentos, sendo realizada de forma periódica antes que apareçam problemas, mantendo em bom estado de funcionamento os equipamentos. Este tipo de manutenção é programada e varia de acordo com a frequência de uso do equipamento. Além de evitar quedas de rendimento na rotina de trabalho, auxilia na redução dos custos de manutenção, possuindo vantagens como redução da degradação dos equipamentos, aumento de vida útil e redução de risco de acidentes. Caso o estabelecimento não possua um plano de manutenção preventiva, provavelmente sofrerá grandes perdas financeiras, seja pela ausência do equipamento no processo produtivo ou pelo custo para consertar este equipamento.

A manutenção preventiva tem que ser vista como um investimento, pois antecipa problemas e evita falhas, tornando a produção de alimentos eficiente, possibilitando maior durabilidade dos equipamentos e garantindo a qualidade dos alimentos produzidos. Para isso ser possível, é necessária uma análise de quais equipamentos podem causar problemas reais no serviço de alimentação e verificar a necessidade de medidas preventivas e o prazo para realização das mesmas, podendo até mesmo ser elaborado um inventário sobre estes equipamentos e suas peças. 

Manutenção corretiva

Já a manutenção corretiva irá ser realizada somente quando o equipamento já apresenta um problema e necessita de intervenção para que o equipamento volte funcionar normalmente. Nem sempre este tipo de manutenção terá caráter de emergência, podendo ser classificada em manutenção corretiva não planejada e manutenção corretiva planejada. Na manutenção corretiva não planejada o problema no equipamento deve ser reparado o quanto antes, não tendo muito tempo de espera devido a perdas significativas que ocorrem pela parada inesperada. Já manutenção corretiva planejada é realizada quando há tempo pra planejar e agendar o reparo necessário no equipamento que apresentou o defeito.

RDC 216/2004

Segundo a RDC 216/2004, o estabelecimento deve realizar manutenção programada e periódica dos equipamentos e utensílios e calibração dos instrumentos ou equipamentos de medição, mantendo registro da realização dessas operações. Isso garante que essas operações sejam realizadas nas datas programadas. Caso não haja verificação periódica da integridade dos equipamentos, o estabelecimento perde desempenho e produtividade, podendo gerar também insatisfação dos clientes devido a perda de qualidade e atrasos na entrega. Além disso, expõe o colaborador a riscos quando se utiliza um equipamento defeituoso. 

Controle de manutenção

Para ter um melhor controle da manutenção dos equipamentos do estabelecimento, é necessária a implementação de planilha especifica, contendo no mínimo a data da manutenção, responsável e programação da próxima manutenção preventiva. Além disso, a calibração faz parte da manutenção dos equipamentos e por isso uma planilha especifica para controle de calibração é necessária para equipamentos como termômetro e balanças. A calibração deve ser realizada por uma empresa idônea e que emita um laudo da realização do trabalho. Essa planilha deve possuir no mínimo a identificação do equipamento, data de calibração, empresa responsável e se está apto para o uso ou não.

Outra medida que auxilia a prolongar a vida útil do equipamento é verificar o manual de instrução, pois ali estarão as informações necessárias para correta instalação e uso do equipamento. Além disso, é importante no momento da aquisição do equipamento verificar se este possui garantia e assistência técnica. Quando necessário, deve-se contratar um técnico capacitado e autorizado pra realizar as instalações e manutenções. Treinamentos e capacitações são importantes para que os funcionários operem corretamente o equipamento e identifiquem qualquer mau funcionamento do mesmo, garantindo a segurança do colaborador e diminuindo o risco de defeitos no equipamento.  

Inspeções de rotina

As inspeções de rotina, substituições de peças que estão com defeito ou desgastadas, lubrificações e limpeza fazem parte da manutenção dos equipamentos. Dependendo do tamanho do serviço de alimentação, é interessante ter um departamento de manutenção, que irá realizar os serviços de inspeção e manutenção preventiva, trocas de peças e componentes, reparos, ajustes e reformas de equipamentos quando necessário.

Conclusão

Independentemente do tipo de manutenção, ela será de extrema importância para o estabelecimento e um bom planejamento de manutenção proporciona confiabilidade e segurança no uso dos equipamentos e máquinas, diminuindo custos para o estabelecimento pois evita paradas inesperadas, melhorando a produtividade e tornando o estabelecimento mais eficiente e competitivo.

Referências

BERTOLINO, Marco Túlio. Gerenciamento da qualidade na indústria alimentícia: ênfase na segurança dos alimentos. Artmed Editora, 2009.

BRASIL. Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004. Estabelece procedimentos de Boas Práticas para serviço de alimentação, garantindo as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado. Diário Oficial da República Federativa do Brasil (2004).

GERMANO, Pedro Manuel; GERMANO, Maria Izabel Simões. Sistema de Gestão: Qualidade e Segurança dos alimentos. Editora Manole, 2013.

Materiais disponíveis

Boas Práticas

>> Documentação: Planilha de manutenção preventiva de equipamentos

>> Documentação: Planilha de controle de Manutenções

>> Documentação: Planilha de controle de calibração de equipamentos

>> Formulários: MANUTENÇÃO

>> FormuláriosCALIBRAÇÃO

>> FormuláriosEQUIPAMENTOS

>> Infográfico: Infográfico sobre capacitação de manipuladores

>> Manual: Como elaborar um manual de boas práticas de fabricação

>> Roteiro: Roteiro completo para elaboração de manual de BPF

>> Roteiro: Roteiro de elaboração de manual de BPF e POP

>> Roteiro: Roteiros de verificação de BPF

>> Cartilha: Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação - ANVISA

>> Cartilha: Guia de Boas Práticas para serviços de alimentação

>> Regulamento técnico: Regulamento técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação

>> Curso: Boas Práticas de Fabricação - BPF

>> Curso: Como elaborar um Manual de BPF

>> Curso: Programa 5S

>> Curso: Como elaborar um POP

NOTÍCIAS

22/04/2024

Autorização excepcional para abate e processamento de POA segundo preceitos religiosos

Explorando os protocolos e implicações da autorização excepcional para abate e processamento religioso de produtos de origem animal.

19/04/2024

Botulismo: Riscos, sintomas e prevenção

Explore os aspectos essenciais para uma abordagem segura e informada.

19/04/2024

Curso sobre Botulismo: Prevenção, Diagnóstico e Controle

Principais alimentos envolvidos e os controles a serem implantados na indústria de produtos susceptíveis.

18/04/2024

Ministério da Agricultura e Pecuária lançou a 3ª edição do Projeto ConSIM

Visando aumentar o número de municípios aderidos ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o Sisbi-POA.

17/04/2024

Termos de compromisso para estabelecimentos de produtos de origem animal

O Impacto da Portaria SDA/MAPA nº 1.091/2024.

16/04/2024

Curso sobre RT de Manejo Pré Abate e Abate Humanitário

Bem-estar animal na Indústria de Alimentos: Dominando os princípios do abate humanitário.

15/04/2024

Rotulagem nutricional frontal: Prazos para adequação

Empresas fabricantes de alimentos, que não estejam em conformidade, têm até o dia 22 de abril de 2024 para se adequarem.

13/04/2024

Novo regulamento para materiais metálicos em contato com alimentos

Saiba mais sobre as diretrizes essenciais para garantir a segurança e a conformidade com a legislação.

12/04/2024

Anvisa atualiza assuntos de petição para avaliação de novos alimentos e ingredientes

Atualização está relacionada ao novo marco regulatório. Conheça os códigos.

11/04/2024

Anvisa promove sustentabilidade com novas diretrizes para Embalagens de Alimentos

Agência publica 6ª edição do documento de Perguntas e Respostas sobre materiais em contato com alimentos.

10/04/2024

Anvisa adota nova abordagem regulatória para área de Alimentos

Medida aprimora o controle pré-mercado, a partir de critérios de risco.

09/04/2024

Anvisa lança novo Painel de Acompanhamento da Agenda Regulatória

Acompanhe a evolução da regulação de alimentos.

08/04/2024

Mapa implementa assinatura eletrônica para certificação sanitária nacional de POA

Com a digitalização, a emissão do certificado dará mais celeridade e segurança para as empresas.

07/04/2024

Anvisa revela avanços na regulação de Alimentos em 2023

Eficiência na análise de petições, consolidação de normas e desafios para 2024.

06/04/2024

Anvisa divulga relatórios de monitoramento de sódio e açúcares em alimentos industrializados

Perspectivas para a redução de sódio e açúcares na indústria.

05/04/2024

Atualização da lista de DCBs pela Anvisa

ANVISA expande e atualiza lista de denominações comuns brasileiras.

04/04/2024

Atualização da 6ª Edição da Farmacopeia Brasileira

Atualizações importantes na 6ª edição da farmacopeia brasileira: novos padrões e prazos para adequação.

03/04/2024

Manual Atualizado: Diretrizes para Produção de Leite

Versão 2.0 atualizada.

02/04/2024

Brasil é selecionado para estudo de caso sobre micotoxinas em cereais

Objetivo é avaliar impacto dos padrões do Codex Alimentarius na prevenção da contaminação.

02/04/2024

Estão abertas quatro consultas públicas a ANVISA sobre alimentos

Regulamento para fórmulas infantis e materiais em contato com alimentos estão entre as propostas. Participe!

19/03/2024

A Rede de Frio na Indústria Alimentícia: Garantindo a Qualidade e Segurança dos Produtos

Infraestrutura física e logística necessária para manter produtos perecíveis em condições adequadas de temperatura.

07/03/2024

Novas regras para avaliação microbiológica do abate de frangos de corte

Diretrizes atualizadas para avaliação microbiológica no processo de abate de frangos de corte.

05/03/2024

Novas regras para moluscos cefalópodes garantem qualidade e segurança

Implementação de padrões rigorosos eleva o padrão da indústria de cefalópodes.

04/03/2024

Consolidação das normas para Fermentados Acéticos, Vinhos e Derivados

Uma abordagem abrangente na Regulação de Produtos Vinícolas no Brasil.