facebook Dúvidas?

27/06/2021

RDC 216/2004 - Boas Práticas para Serviços de Alimentação - Parte 1

Os serviços de alimentação devem aplicar práticas que garantam o fornecimento de um alimento seguro ao consumidor, desde a seleção dos fornecedores até a distribuição e exposição final ao cliente.


freepikUm alimento seguro é aquele que não representa nenhum perigo ao consumidor, seja ele de origem física, química ou biológica. Para isso, estes estabelecimentos devem-se manter atentos com a legislação e estar em constante aperfeiçoamento para melhoria de seus serviços e produtos.

Para adequar estes estabelecimentos perante as exigências da Vigilância Sanitária, é necessário seguir a Resolução RDC 216, de 15 de setembro de 2004, aprovado pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é um Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Esta resolução tem o objetivo de estabelecer procedimentos para garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado em serviços de alimentação, visando a proteção à saúde da população.

Serviço de alimentação

Um serviço de alimentação é um estabelecimento que faz o preparo de alimentos em um ambiente não domiciliar, onde o alimento é manipulado, preparado, armazenado e ou exposto à venda, podendo ou não ser consumido no local. São realizadas atividades de manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo. Desta forma a RDC 216/2004 aplica-se a estabelecimentos como cantinas, bufês, comissarias, confeitarias, cozinhas industriais, cozinhas institucionais, delicatéssens, lanchonetes, padarias, pastelarias, restaurantes, rotisserias e similares. Além destes serviços, a partir de 2014 entrou em vigor a RDC 52 de 29 de setembro de 2014, no qual unidades de alimentação e nutrição dos serviços de saúde também devem seguir a RDC 216/2004. A RDC 216/2004 não se aplica em lactários, as unidades de Terapia de Nutrição Enteral - TNE, os bancos de leite humano e estabelecimentos industriais abrangidos no âmbito do Regulamento Técnico sobre as Condições Higiênico Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos.

RDC 216/2004

A RDC 216/2004 se divide em quatro partes principais: 

Alcance

Contém o objetivo e o âmbito de aplicação da resolução.

Definições

São apresentadas definições de termos que são utilizados na resolução, a fim de facilitar o entendimento deles. Por exemplo, ela traz a definição do que é um alimento preparado e o que são boas práticas, entre outras. No total são 18 definições. 

Referências

Materiais que serviram de base para o desenvolvimento desta RDC.  São 19 referências, no qual contém normas, decretos e leis. 

Boas Práticas para serviços de alimentação

É a parte mais extensa e importante da RDC, no qual são apresentadas as exigências sobre boas práticas que devem ser adotadas pelo serviço de alimentação. São apresentados 12 tópicos principais, com descrição dos requisitos que devem ser seguidos pelos estabelecimentos:

1. Edificação, instalações, equipamentos, móveis e utensílios 

2. Higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios

3. Controle integrado de vetores e pragas urbanas

4. Abastecimento de água 

5. Manejo dos resíduos

6. Manipuladores

7. Matérias-primas, ingredientes e embalagens

8. Preparação do alimento

9. Armazenamento e transporte do alimento preparado

10. Exposição ao consumo do alimento preparado 

11. Documentação e registro

12. Responsabilidade

Procedimentos 

As boas práticas nada mais são que procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária, ou seja, é um sistema de controle de qualidade que tem a finalidade de minimizar/eliminar os perigos envolvidos na produção dos alimentos. Ter um profissional qualificado para realizar a implantação da RDC 216/2004 é de extrema importância, pois além das adequações que são realizadas, é necessário fornecer treinamento adequado para os manipuladores de alimentos do local.

Manual de Boas Práticas

A partir das exigências da RDC 216/2004 e com as adequações dos procedimentos gerais abordadas por ela, é importante destacar que é necessária a confecção do Manual de Boas Práticas. O Manual de Boas práticas é um documento obrigatório desde 2004 para serviços de alimentação, e deve ser específico para cada estabelecimento, ou seja, não é correto você utilizar o manual de outro serviço em seu estabelecimento, já que este documento deve ser redigido com fidelidade à realidade do seu serviço de alimentação. O manual deve ser atualizado sempre que houver mudança das instalações ou das operações. Este manual serve como um controle de qualidade interno para padronização das operações, garantindo a produção de um alimento seguro.

Além destas vantagens, ter um Manual de Boas Práticas bem-feito auxilia em um funcionamento estratégico do local, com redução de falhas do processo devido ao constante monitoramento, aumento da lucratividade, aumento da produtividade, redução da contaminação dos alimentos e melhor conduta dos manipuladores. Desta maneira, todos estes procedimentos irão impactar positivamente para o sucesso do estabelecimento, já que a qualidade do produto está relacionada com as condições do local no qual ocorre sua manipulação e dos procedimentos adotados para realização do mesmo.

Exigências da legislação

A adequação dos serviços de alimentação a RDC 216/2004 não é uma opção, e sim uma exigência da legislação. Se não for cumprida a partir do momento que o estabelecimento começou a funcionar, este poderá ter problemas com multas, interdições e até fechamento do local, causando sérios prejuízos ao estabelecimento. É importante lembrar que a RDC 216/2004 é uma resolução federal, e que é necessário sempre verificar se há legislações específicas para serviços de alimentação de âmbito estadual e municipal a serem seguidas também. Para isso, você deve entrar em contato com a Vigilância Sanitária da sua região.

Próxima publicação

Em RDC 216/2004 - Boas Práticas para Serviços de Alimentação - Parte 2, iremos abordar as especificações da quarta parte desta RDC, que relata sobre as Boas Práticas em serviços de alimentação.

Referências:

BRASIL. Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004. Estabelece procedimentos de Boas Práticas para serviço de alimentação, garantindo as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 2004.
BRASIL. Resolução RDC nº 52, de 29 de setembro de 2014. Altera a Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para os Serviços de Alimentação. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 2014.

Materiais disponíveis

>> Curso Online: Como elaborar um Manual de BPF

>> Curso Online: Como elaborar um POP

>> Curso Online: Boas Práticas de Fabricação - BPF

>> Controle de Qualidade: Como elaborar um Manual de Boas Práticas

>> Controle de Qualidade: QualiForms

>> Controle de Qualidade: Formulários


 

>> Leia também: RDC 216/2004 - Boas Práticas para Serviços de Alimentação - Parte 2

 

 

 

NOTÍCIAS

22/04/2024

Autorização excepcional para abate e processamento de POA segundo preceitos religiosos

Explorando os protocolos e implicações da autorização excepcional para abate e processamento religioso de produtos de origem animal.

19/04/2024

Botulismo: Riscos, sintomas e prevenção

Explore os aspectos essenciais para uma abordagem segura e informada.

19/04/2024

Curso sobre Botulismo: Prevenção, Diagnóstico e Controle

Principais alimentos envolvidos e os controles a serem implantados na indústria de produtos susceptíveis.

18/04/2024

Ministério da Agricultura e Pecuária lançou a 3ª edição do Projeto ConSIM

Visando aumentar o número de municípios aderidos ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o Sisbi-POA.

17/04/2024

Termos de compromisso para estabelecimentos de produtos de origem animal

O Impacto da Portaria SDA/MAPA nº 1.091/2024.

16/04/2024

Curso sobre RT de Manejo Pré Abate e Abate Humanitário

Bem-estar animal na Indústria de Alimentos: Dominando os princípios do abate humanitário.

15/04/2024

Rotulagem nutricional frontal: Prazos para adequação

Empresas fabricantes de alimentos, que não estejam em conformidade, têm até o dia 22 de abril de 2024 para se adequarem.

13/04/2024

Novo regulamento para materiais metálicos em contato com alimentos

Saiba mais sobre as diretrizes essenciais para garantir a segurança e a conformidade com a legislação.

12/04/2024

Anvisa atualiza assuntos de petição para avaliação de novos alimentos e ingredientes

Atualização está relacionada ao novo marco regulatório. Conheça os códigos.

11/04/2024

Anvisa promove sustentabilidade com novas diretrizes para Embalagens de Alimentos

Agência publica 6ª edição do documento de Perguntas e Respostas sobre materiais em contato com alimentos.

10/04/2024

Anvisa adota nova abordagem regulatória para área de Alimentos

Medida aprimora o controle pré-mercado, a partir de critérios de risco.

09/04/2024

Anvisa lança novo Painel de Acompanhamento da Agenda Regulatória

Acompanhe a evolução da regulação de alimentos.

08/04/2024

Mapa implementa assinatura eletrônica para certificação sanitária nacional de POA

Com a digitalização, a emissão do certificado dará mais celeridade e segurança para as empresas.

07/04/2024

Anvisa revela avanços na regulação de Alimentos em 2023

Eficiência na análise de petições, consolidação de normas e desafios para 2024.

06/04/2024

Anvisa divulga relatórios de monitoramento de sódio e açúcares em alimentos industrializados

Perspectivas para a redução de sódio e açúcares na indústria.

05/04/2024

Atualização da lista de DCBs pela Anvisa

ANVISA expande e atualiza lista de denominações comuns brasileiras.

04/04/2024

Atualização da 6ª Edição da Farmacopeia Brasileira

Atualizações importantes na 6ª edição da farmacopeia brasileira: novos padrões e prazos para adequação.

03/04/2024

Manual Atualizado: Diretrizes para Produção de Leite

Versão 2.0 atualizada.

02/04/2024

Brasil é selecionado para estudo de caso sobre micotoxinas em cereais

Objetivo é avaliar impacto dos padrões do Codex Alimentarius na prevenção da contaminação.

02/04/2024

Estão abertas quatro consultas públicas a ANVISA sobre alimentos

Regulamento para fórmulas infantis e materiais em contato com alimentos estão entre as propostas. Participe!

19/03/2024

A Rede de Frio na Indústria Alimentícia: Garantindo a Qualidade e Segurança dos Produtos

Infraestrutura física e logística necessária para manter produtos perecíveis em condições adequadas de temperatura.

07/03/2024

Novas regras para avaliação microbiológica do abate de frangos de corte

Diretrizes atualizadas para avaliação microbiológica no processo de abate de frangos de corte.

05/03/2024

Novas regras para moluscos cefalópodes garantem qualidade e segurança

Implementação de padrões rigorosos eleva o padrão da indústria de cefalópodes.

04/03/2024

Consolidação das normas para Fermentados Acéticos, Vinhos e Derivados

Uma abordagem abrangente na Regulação de Produtos Vinícolas no Brasil.