facebook

11/06/2021

Mapa inicia tomada pública de subsídios sobre a regulação de alimentos à base de vegetais

A demanda por alimentos à base de vegetais tem crescido nos últimos anos e é uma área inovadora, tanto em diversidade de produtos quanto em empresas que ingressam no setor.


pixabayO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) iniciou nesta sexta-feira (11) a Tomada Pública de Subsídios sobre a regulação dos produtos processados de origem vegetal conhecidos como plant based, que ficará disponível por um período de 90 dias.

Os produtos Plant Based, assim denominados genericamente, referem-se a uma classe de produtos compostos unicamente por matérias-primas de origem vegetal e que buscam espelhar características (organolépticas e nutricionais) de produtos de origem animal existentes.

A demanda por alimentos à base de vegetais tem crescido nos últimos anos e é uma área inovadora, tanto em diversidade de produtos (análogos a base de proteínas alternativas) quanto em empresas que ingressam no setor, conquistando um nicho cada vez maior de consumidores e da fração de mercado de produtos proteicos. Segundo informações do The Good Food Institute (GFI), estima-se que o mercado global desse segmento atinja entre US$ 100 bilhões e US$ 370 bilhões até 2035.

“A Tomada Pública de Subsídios é uma ferramenta importante por permitir a participação de todos os envolvidos no processo e por auxiliar na tomada de decisões regulatórias, além de propiciar maior transparência ao processo e buscar conhecer às expectativas dos interessados no assunto”, destaca o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Glauco Bertoldo.

As contribuições, tecnicamente fundamentadas, poderão ser feitas por meio do formulário para participação da tomada pública de subsídios.

Informações à Imprensa
[email protected]

Fonte: MAPA 

NOTÍCIAS

23/07/2021

Rotulagem nutricional: Anvisa divulga 1ª edição de Perguntas e Respostas

Publicação esclarece as principais dúvidas sobre rotulagem nutricional dos alimentos embalados. Confira!

22/07/2021

Frutas, castanhas e verduras nativas do Brasil

Estão em nova lista de espécies da sociobiodiversidade com valor alimentício.

20/07/2021

Mel de Melato de Bracatinga recebe registro de Indicação Geográfica

O produto apresenta mais efeitos benéficos à saúde quando comparado aos méis florais pela presença de compostos bioativos e potencial antioxidante.

14/07/2021

Como evitar contaminação cruzada em serviços de alimentação

A contaminação cruzada nos serviços de alimentação ocorre devida as falhas nas medidas higiênico-sanitárias e processamento inadequado.

09/07/2021

Aberta consulta pública sobre padrões de identidade e qualidade de vinhos e derivados

O objetivo é adequar as normas brasileiras aos regramentos internacionais sobre o assunto.

30/06/2021

Boletim sanitário e controle de recebimento de lote de suínos para abate

Aberta consulta pública - Os interessados podem enviar sugestões pelo prazo de 60 dias.

28/06/2021

Portaria estabelece requisitos para instalação e funcionamento de postos de refrigeração

O posto de refrigeração é o estabelecimento intermediário entre as propriedades rurais e as unidades de beneficiamento de leite e derivados.

27/06/2021

RDC 216/2004 - Boas Práticas para Serviços de Alimentação - Parte 1

Os serviços de alimentação devem aplicar práticas que garantam o fornecimento de um alimento seguro ao consumidor.