facebook

10/05/2021

Cúpula dos Sistemas Alimentares

Evento pretende acelerar esforços em prol do cumprimento dos ODS por meio da transformação dos sistemas alimentares, possui quatro objetivos e cinco linhas de ação, debatidos conforme calendário determinado.


freepikA Cúpula dos Sistemas Alimentares foi convocada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas,  no contexto da Década de Ação para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030.  A organização da Cúpula e de seus resultados é comandada por estrutura criada pelos Secretariados da ONU e da FAO, composta predominantemente por representantes da academia, setor privado e ONGs dos países desenvolvidos. O evento, que pretende acelerar esforços em prol do cumprimento dos ODS por meio da transformação dos sistemas alimentares, possui quatro objetivos e cinco linhas de ação, debatidos conforme calendário determinado.

Os trabalhos da Cúpula estão organizados em torno de cinco linhas de ação:

  • (1) Garantia do Acesso a Alimentação Saudável, Segura, Sustentável para Todos;
  • (2) Padrões de Consumo Saudáveis e Sustentáveis;
  • (3) Produção em Escala de Alimentos Positivos para a Natureza;
  • (4) Promover o Sustento e a Distribuição de Valor Equitativa
  • (5) Construção de Resiliência contra Vulnerabilidades, Choques e Tensões.

O governo brasileiro tem participado das consultas e discussões centradas em Nova York, Roma e Genebra para a preparação da Cúpula. Nesse contexto, tem enviado comentários e sugestões sobre os principais pontos das cinco linhas de ação. Os principais documentos sobre a Cúpula de Sistemas Alimentares estão disponíveis ao público, podendo ser acessados aqui.

No âmbito do processo preparatório, o governo brasileiro decidiu realizar diálogos nacionais. O exercício tem como objetivo promover discussão sobre os sistemas alimentares domésticos e definir propostas a serem submetidas à ONU. As informações sobre o diálogo serão disponibilizadas nesta página, que será atualizada periodicamente.

As conclusões dos diálogos nacionais serão compiladas e harmonizadas em formulários padrão, os quais serão enviados à ONU, com vistas a subsidiar o processo da Cúpula.

Videoconferências do Diálogo Nacional Brasileiro

Como parte do processo preparatório para a Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, o governo brasileiro, por intermédio do Ministério das Relações Exteriores, está organizando um Diálogo Nacional a fim de ouvir a sociedade brasileira sobre o aprimoramento do sistema alimentar brasileiro.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) convida a todos os interessados a se inscrever para participar das três primeiras videoconferências do Diálogo Nacional Brasileiro. As videoconferências serão realizadas entre os dias 10 e 14 de maio de 2021.

A reunião intitulada “Promovendo a Segurança Alimentar e Nutricional e a Assegurando a Inclusão Equitativa” será realizada em 10/5, seguida da conferência “Incentivando a Produção e o Consumo Saudável e Sustentável de Alimentos” no dia 12/5. Finalmente, será realizada a videoconferência “Construindo Sistemas Alimentares Resilientes” no dia 14/5.

>> Participe! Faça sua inscrição para participar do Diálogo Nacional.

 

Informações sobre cada uma das videoconferências:

10/05/2021 - Promovendo a Segurança Alimentar e Nutricional e a Assegurando a Inclusão Equitativa

A primeira videoconferência do Diálogo Nacional Brasileiro abordará os temas cobertos pelas Linhas de Ação 1 e 4 da Cúpula de Sistemas Alimentares. Nesse sentido, discutirá mecanismos para a redução da insegurança alimentar grave, a garantia de acesso a alimentos saudáveis e nutritivos para todos e sanidade alimentar. Importante eixo dessa discussão será o incentivo a aumento tanto na disponibilidade quanto no consumo de alimentos saudáveis. A eliminação da pobreza por meio de emprego produtivo e trabalho decente para todos ao longo de toda cadeia de valor alimentar também é aspecto fundamental a ser tratado. Informações adicionais sobre o evento serão disponibilizados neste espaço.

12/05/2021 - Incentivando a Produção e o Consumo Saudável e Sustentável de Alimentos

A segunda videoconferência do Diálogo Nacional Brasileiro discutirá as questões cobertas pelas Linhas de Ação 2 e 3 da Cúpula de Sistemas Alimentares. Dentre os pontos a serem abordados, destacam-se temas como a ampliação da demanda dos consumidores por alimentos produzidos de forma sustentável; fortalecimento de cadeias de valor; melhora da nutrição e redução de desperdício de alimentos estarão em pauta, bem como discussões sobre a criação de padrões de consumo e hábitos alimentares e sua influência e possíveis consequências no mercado de alimentos. Informações adicionais sobre o evento serão disponibilizados neste espaço.

14/05/2021 - Construindo Sistemas Alimentares Resilientes

A terceira videoconferência do Diálogo Nacional Brasileiro tratará dos temas cobertos pela Linha de Ação 5 da Cúpula de Sistemas Alimentares. Discutirá a manutenção da funcionalidade contínua de sistemas alimentares, especialmente em áreas que são propensas a conflitos ou desastres naturais. A discussão abordará a importância de ações para aumentar a resiliência econômica e social dos sistemas alimentares, juntamente com medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Informações adicionais sobre o evento serão disponibilizados neste espaço.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS

11/06/2021

Mapa inicia tomada pública de subsídios sobre a regulação de alimentos à base de vegetais

A demanda por alimentos à base de vegetais tem crescido nos últimos anos e é uma área inovadora, tanto em diversidade de produtos quanto em empresas que ingressam no setor.

10/06/2021

Atualizada regra sobre uso de gorduras trans industriais

A principal mudança refere-se ao prazo de comercialização de óleos refinados e alimentos industrializados.

06/06/2021

APPCC - Carne Congelada

Exemplo teórico de um plano APPCC para produção de carne congelada.

04/06/2021

Dia Mundial do Meio Ambiente 2021

A Década da ONU da Restauração de Ecossistemas é um chamado global para curar o nosso planeta. O que você vai restaurar?

31/05/2021

Portaria estabelece procedimentos para a adesão ao Sisbi-POV

Portaria nº 153 que estabelece os procedimentos de reconhecimento de equivalência para a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sisbi-POV), do Suasa.

10/05/2021

Cúpula dos Sistemas Alimentares

Evento pretende acelerar esforços em prol do cumprimento dos ODS por meio da transformação dos sistemas alimentares, possui quatro objetivos e cinco linhas de ação, debatidos conforme calendário determinado.

10/05/2021

Publicada segunda versão do Guia de Probióticos

Documento orienta empresas sobre o peticionamento de avaliação de segurança e eficácia.

05/05/2021

Higiene das mãos: segundos que salvam vidas

Campanha estimula boas práticas de higienização em serviços de saúde.