facebook

05/05/2021

Higiene das mãos: segundos que salvam vidas

Apoiada pela Anvisa e pela Opas, campanha “Salve vidas: higienize suas mãos” traz o tema “Segundos que salvam vidas – higienize suas mãos!”. Neste ano, ação estimula boas práticas de higienização em serviços de saúde.


anvisaO dia 5 de maio é o Dia Mundial de Higienização das Mãos, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para lembrar e enfatizar a importância da higienização das mãos como forma de prevenção e de enfrentamento à Covid-19 e outras doenças. Essa prática é essencial em serviços de saúde, prevenindo também infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras) em pacientes e a propagação da resistência microbiana aos antimicrobianos. 

Para marcar a data, a OMS lançou a campanha “Salve vidas: higienize suas mãos”, apoiada no tema “Segundos que salvam vidas – higienize suas mãos!”. A ação conta com o apoio da Anvisa e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Em 2021, a ação visa estimular a adoção de boas práticas de higienização pelos profissionais que atuam em serviços de saúde.   

Por isso, a campanha deste ano está centrada na recomendação do cumprimento de ações de higiene das mãos nos chamados pontos de assistência e tratamento – locais onde há a presença de pacientes, profissionais de saúde e prestação da assistência ou tratamento envolvendo o contato direto com o paciente.

De acordo com a Anvisa, um requisito fundamental para a implementação efetiva da ação de higiene das mãos nos pontos de assistência/tratamento é a mudança de sistema no próprio serviço de saúde, de forma a proporcionar uma infraestrutura apropriada nas unidades e o fornecimento de insumos naqueles pontos. Os insumos incluem preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos, sabonete líquido e água, além de papel-toalha descartável.

Ressalta-se que o fornecimento confiável e ininterrupto de insumos de boa qualidade nos pontos de assistência/tratamento permite aos profissionais da assistência prontamente higienizar as mãos nos cinco momentos necessários (antes de tocar o paciente; antes da realização de procedimentos limpos/assépticos; após risco de exposição a fluidos corporais; após tocar o paciente; e após contato com objetos e áreas próximas ao paciente).

Cabe lembrar, ainda, que a higiene com preparação alcoólica é o método preferido de higienização das mãos por profissionais que atuam em serviços de saúde, pela facilidade de acesso ao produto no ponto de assistência/tratamento e também porque reduz microrganismos rapidamente (dentro de 20 a 30 segundos), além de ser bem tolerado pela pele. Essas vantagens podem ajudar a superar as barreiras que impedem o cumprimento da higiene das mãos nesses serviços.

Participe desta celebração mundial e nacional, estimulando a prática de higiene das mãos neste dia 5 de maio de 2021 e também nos demais dias do ano. Para promover capacitações locais sobre o tema e ajudar a divulgar a campanha, acesse o link abaixo e utilize o principal cartaz da OMS (Segundos que salvam vidas – higienize suas mãos!), traduzido pela Opas/OMS e pela Anvisa. 

Cartaz 1: Segundos que salvam vidas - higienize suas mãos!

Lembre-se: vídeos ou fotos sobre a campanha local do dia 5 de maio de 2021 podem ser compartilhados nos canais de mídia social. Para isso, use #higieneDasMãos e #PrevençãoDeInfecção.

Prevenção de infecções 

O ano de 2020 foi marcado como um período sem precedentes na história do planeta, especialmente na área da saúde pública, por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). 

Nesse contexto, a prática de higiene das mãos para a prevenção de infecções foi reconhecida em todo o mundo e, em especial, pelos decisores políticos, gestores de saúde, profissionais da assistência e público em geral. 

Sabe-se que a higiene apropriada das mãos não só previne as infecções relacionadas à assistência à saúde e a propagação da resistência microbiana aos antimicrobianos, mas também consiste em uma medida fundamental para a prevenção da Covid-19 em serviços de saúde.

Diante desse cenário, a OMS enfatizou a importância da higiene das mãos, na tentativa de melhorar consistentemente essa prática de segurança do paciente em serviços de saúde, evitando a propagação do Sars-CoV-2 e reforçando as boas práticas nesses serviços, que devem ser sustentadas ao longo do tempo e não somente em situações de pandemia. 

Fonte: Anvisa

NOTÍCIAS

23/07/2021

Rotulagem nutricional: Anvisa divulga 1ª edição de Perguntas e Respostas

Publicação esclarece as principais dúvidas sobre rotulagem nutricional dos alimentos embalados. Confira!

22/07/2021

Frutas, castanhas e verduras nativas do Brasil

Estão em nova lista de espécies da sociobiodiversidade com valor alimentício.

20/07/2021

Mel de Melato de Bracatinga recebe registro de Indicação Geográfica

O produto apresenta mais efeitos benéficos à saúde quando comparado aos méis florais pela presença de compostos bioativos e potencial antioxidante.

14/07/2021

Como evitar contaminação cruzada em serviços de alimentação

A contaminação cruzada nos serviços de alimentação ocorre devida as falhas nas medidas higiênico-sanitárias e processamento inadequado.

09/07/2021

Aberta consulta pública sobre padrões de identidade e qualidade de vinhos e derivados

O objetivo é adequar as normas brasileiras aos regramentos internacionais sobre o assunto.

30/06/2021

Boletim sanitário e controle de recebimento de lote de suínos para abate

Aberta consulta pública - Os interessados podem enviar sugestões pelo prazo de 60 dias.

28/06/2021

Portaria estabelece requisitos para instalação e funcionamento de postos de refrigeração

O posto de refrigeração é o estabelecimento intermediário entre as propriedades rurais e as unidades de beneficiamento de leite e derivados.

27/06/2021

RDC 216/2004 - Boas Práticas para Serviços de Alimentação - Parte 1

Os serviços de alimentação devem aplicar práticas que garantam o fornecimento de um alimento seguro ao consumidor.