facebook Dúvidas?

19/02/2023

PSO - Procedimento Sanitário Operacional

Procedimentos que visam assegurar produtos com qualidade, segurança e livres de qualquer tipo de contaminação.


PSOSão procedimentos operacionais que contemplam as intervenções programadas pelo estabelecimento com o objetivo de garantir a limpeza e sanitização dos equipamentos e utensílios industriais nos intervalos de turnos de trabalho com horários pré-fixados.

Também são adotados durante a execução das atividades de processamento e o treinamento dos funcionários garantirá a qualidade e segurança dos produtos. Podem incluir procedimentos de higienização ou troca de utensílios, sem considerar o PPHO inicial e final das operações.

Os locais de produção devem estabelecer procedimentos e normas internas destes procedimentos em todos os setores da produção, para garantir a segurança do produto.

Todas as superfícies dos equipamentos, utensílios e instrumentos de trabalho que entram em contato com alimentos devem ser limpos e sanitizados, visando evitar condições que possam causar a alteração dos produtos.

Todas as instalações, equipamentos, utensílios e instrumentos que não entram em contato direto com os produtos, mas estão de alguma forma implicadas no processo, devem ser limpos e sanitizados na frequência necessária, com o objetivo de prevenir a ocorrência de condições higiênico-sanitárias insatisfatórias.

Os agentes de limpeza, sanitizantes, coadjuvantes tecnológicos e outros produtos químicos usados pelo estabelecimento devem ser seguros e efetivos sob condições de uso. Estes agentes devem ser registrados em órgão competente, serem apropriados para utilização na indústria de alimentos, e devem ser usados, manipulados e armazenados de maneira a evitar a eventual alteração dos produtos ou propiciar condições não sanitárias.

Em todas as etapas de produção, os produtos devem ser protegidos de eventuais alterações durante a recepção, processamento, manipulação, armazenamento, expedição e transporte. Devem ser previstos PSO necessários para cada etapa.

A correta separação e identificação de produtos comestíveis e não comestíveis deverá ser observada. Os utensílios empregados para produtos não comestíveis ou resíduos deverão ser diferenciados com faixas de identificação com a inscrição PRODUTO NÃO COMESTÍVEL, ou outra forma de identificação como, por exemplo, cores variadas.

Descrição

Todos os procedimentos operacionais executados pelo estabelecimento devem ser descritos e incluído no programa, garantindo assim que todos sejam monitorados e falhas que possam surgir estejam contempladas no programa juntamente com as respectivas medidas de correção.

Monitoramento

O monitoramento consiste em avaliar o cumprimento dos parâmetros previstos no programa de autocontrole e a tomada de decisão caso ocorre algum desvio.

Deve contemplar:

  • Limpeza e utilização dos equipamentos, utensílios e instrumentos de trabalho durante as operações nas diversas seções do estabelecimento;
  • Cada etapa do processo visando identificar eventuais falhas ou imperfeições operacionais que possam comprometer as condições higiênico-sanitárias do produto.
  • Cada etapa do processo visando identificar eventuais falhas ou imperfeições operacionais que possam comprometer as condições higiênico-sanitárias do produto.
  • Compreender os equipamentos, utensílios, instrumentos de trabalho e estruturas do setor na qual está inserida a operação;
  • O ambiente onde as matérias-primas, ingredientes, equipamentos e material de embalagem estão acondicionados para identificar fatores de risco que possam comprometer as condições higiênico-sanitárias da produção;
  • A correta separação e identificação de produtos comestíveis e não comestíveis;
  • As condições da matéria-prima quanto a sua origem, sanidade, rastreabilidade, temperatura e outros controles (tempo, umidade e ph), bem como o fluxo contínuo da produção de forma a prevenir acúmulos indesejáveis de produtos que possam promover alterações nos mesmos;
  • Transporte apropriado para o produto: higiene, temperatura, espaçamento, acondicionamento.

Medidas corretivas

São medidas previstas pelo plano quando ocorrer alguma não conformidade e qual a medida deve ser tomada para correção do problema.

Verificação

A verificação engloba o monitoramento e as ações corretivas. Verifica se o monitoramento atende os requisitos do programa e a adoção e eficácia das medidas corretivas.

Registro

Um dos pontos de maior importância é a existência de registros auditáveis para que a verificação possa ser realizada de maneira correta e eficaz. Onde cada procedimento deve ser registrado e que estes registros estejam disponíveis.

Conclusão

A empresa deve estabelecer o número de procedimentos de acordo com a sua atividade e devem contemplar todas as operações realizadas durante o processo de produção.

Exemplos disponíveis:

PAC - Procedimentos Sanitários Operacionais (PSO)

Neste programa temos os procedimentos e normas internas da empresa com relação aos Procedimentos Sanitários Operacionais durante cada etapa da produção, assegurando assim, que os produtos cheguem aos consumidores com a qualidade requerida e livre de qualquer tipo de contaminação.

PSO - Estabelecimento de Ovos e Derivados

Neste programa temos os procedimentos e normas internas da empresa com relação aos Procedimentos Sanitários Operacionais em Estabelecimento de Ovos e Derivados.

PSO - Estabelecimento de Pescado e Derivados

Neste programa temos os procedimentos e normas internas da empresa com relação aos Procedimentos Sanitários Operacionais em Estabelecimento de Pescado e Derivados.

PSO - Estabelecimento de Produtos Cárneos e Derivados

Neste programa temos os procedimentos e normas internas da empresa com relação aos Procedimentos Sanitários Operacionais em Estabelecimento de Produtos Cárneos e Derivados.

PSO - Laticínios e Derivados

Neste programa temos os procedimentos e normas internas da empresa com relação aos Procedimentos Sanitários Operacionais Laticínios e Derivados.

Fontes:

Norma Interna DIPOA/SDA nº 01, de 08 de março de 2017

https://www.dourados.ms.gov.br

http://www3.servicos.ms.gov.br - Regulamento técnico da inspeção higiênico-sanitária e tecnológica do processamento de resíduos de animais 


Foco no Alimento

Implantamos este quadro chamado "Foco no Alimento" para abordarmos alguns pontos que mais trazem dúvida ao consumidor e também ao trabalhador dentro da indústria e nos estabelecimentos.

Todos profissionais da área estão empenhados em desenvolver um trabalho que garanta o alimento seguro e de qualidade.

Profissionais da área de alimentos estão cientes sobre assuntos técnicos e da importância da segurança do alimento. Mas para o trabalho sair bem feito não basta conhecer e dar ordens, devemos fazer com que toda as pessoas, toda a equipe, manipuladores e administradores saibam o porquê de cada coisa, de forma que eles possam entender e compreender a importância do seu papel dentro de toda a cadeia.

Vamos nessa juntos?

Encaminhe estas informações para quem precisa se atualizar do assunto. Afinal, alimento é coisa séria!

Alimentos Online

NOTÍCIAS

22/04/2024

Autorização excepcional para abate e processamento de POA segundo preceitos religiosos

Explorando os protocolos e implicações da autorização excepcional para abate e processamento religioso de produtos de origem animal.

19/04/2024

Botulismo: Riscos, sintomas e prevenção

Explore os aspectos essenciais para uma abordagem segura e informada.

19/04/2024

Curso sobre Botulismo: Prevenção, Diagnóstico e Controle

Principais alimentos envolvidos e os controles a serem implantados na indústria de produtos susceptíveis.

18/04/2024

Ministério da Agricultura e Pecuária lançou a 3ª edição do Projeto ConSIM

Visando aumentar o número de municípios aderidos ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o Sisbi-POA.

17/04/2024

Termos de compromisso para estabelecimentos de produtos de origem animal

O Impacto da Portaria SDA/MAPA nº 1.091/2024.

16/04/2024

Curso sobre RT de Manejo Pré Abate e Abate Humanitário

Bem-estar animal na Indústria de Alimentos: Dominando os princípios do abate humanitário.

15/04/2024

Rotulagem nutricional frontal: Prazos para adequação

Empresas fabricantes de alimentos, que não estejam em conformidade, têm até o dia 22 de abril de 2024 para se adequarem.

13/04/2024

Novo regulamento para materiais metálicos em contato com alimentos

Saiba mais sobre as diretrizes essenciais para garantir a segurança e a conformidade com a legislação.

12/04/2024

Anvisa atualiza assuntos de petição para avaliação de novos alimentos e ingredientes

Atualização está relacionada ao novo marco regulatório. Conheça os códigos.

11/04/2024

Anvisa promove sustentabilidade com novas diretrizes para Embalagens de Alimentos

Agência publica 6ª edição do documento de Perguntas e Respostas sobre materiais em contato com alimentos.

10/04/2024

Anvisa adota nova abordagem regulatória para área de Alimentos

Medida aprimora o controle pré-mercado, a partir de critérios de risco.

09/04/2024

Anvisa lança novo Painel de Acompanhamento da Agenda Regulatória

Acompanhe a evolução da regulação de alimentos.

08/04/2024

Mapa implementa assinatura eletrônica para certificação sanitária nacional de POA

Com a digitalização, a emissão do certificado dará mais celeridade e segurança para as empresas.

07/04/2024

Anvisa revela avanços na regulação de Alimentos em 2023

Eficiência na análise de petições, consolidação de normas e desafios para 2024.

06/04/2024

Anvisa divulga relatórios de monitoramento de sódio e açúcares em alimentos industrializados

Perspectivas para a redução de sódio e açúcares na indústria.

05/04/2024

Atualização da lista de DCBs pela Anvisa

ANVISA expande e atualiza lista de denominações comuns brasileiras.

04/04/2024

Atualização da 6ª Edição da Farmacopeia Brasileira

Atualizações importantes na 6ª edição da farmacopeia brasileira: novos padrões e prazos para adequação.

03/04/2024

Manual Atualizado: Diretrizes para Produção de Leite

Versão 2.0 atualizada.

02/04/2024

Brasil é selecionado para estudo de caso sobre micotoxinas em cereais

Objetivo é avaliar impacto dos padrões do Codex Alimentarius na prevenção da contaminação.

02/04/2024

Estão abertas quatro consultas públicas a ANVISA sobre alimentos

Regulamento para fórmulas infantis e materiais em contato com alimentos estão entre as propostas. Participe!

19/03/2024

A Rede de Frio na Indústria Alimentícia: Garantindo a Qualidade e Segurança dos Produtos

Infraestrutura física e logística necessária para manter produtos perecíveis em condições adequadas de temperatura.

07/03/2024

Novas regras para avaliação microbiológica do abate de frangos de corte

Diretrizes atualizadas para avaliação microbiológica no processo de abate de frangos de corte.

05/03/2024

Novas regras para moluscos cefalópodes garantem qualidade e segurança

Implementação de padrões rigorosos eleva o padrão da indústria de cefalópodes.

04/03/2024

Consolidação das normas para Fermentados Acéticos, Vinhos e Derivados

Uma abordagem abrangente na Regulação de Produtos Vinícolas no Brasil.