facebook

24/03/2021

PSO - Procedimento Sanitário Operacional

Procedimentos que visam assegurar produtos com qualidade, segurança e livres de qualquer tipo de contaminação.


PSOSão procedimentos operacionais que contemplam as intervenções programadas pelo estabelecimento com o objetivo de garantir a limpeza e sanitização dos equipamentos e utensílios industriais nos intervalos de turnos de trabalho com horários pré-fixados.

São procedimentos também adotados durante a execução das atividades de processamento e o treinamento dos funcionários garantirá a qualidade e segurança dos produtos. Podem incluir procedimentos de higienização ou troca de utensílios, sem considerar o PPHO inicial e final das operações.

Os locais de produção devem estabelecer procedimentos e normas internas destes procedimentos em todos os setores da produção, para garantir a segurança do produto.

Todas as superfícies dos equipamentos, utensílios e instrumentos de trabalho que entram em contato com alimentos devem ser limpos e sanitizados, visando evitar condições que possam causar a alteração dos produtos.

Todas as instalações, equipamentos, utensílios e instrumentos que não entram em contato direto com os produtos, mas estão de alguma forma implicadas no processo, devem ser limpos e sanitizados na frequência necessária, com o objetivo de prevenir a ocorrência de condições higiênico-sanitárias insatisfatórias.

Os agentes de limpeza, sanitizantes, coadjuvantes tecnológicos e outros produtos químicos usados pelo estabelecimento devem ser seguros e efetivos sob condições de uso. Estes agentes devem ser registrados em órgão competente, serem apropriados para utilização na indústria de alimentos, e devem ser usados, manipulados e armazenados de maneira a evitar a eventual alteração dos produtos ou propiciar condições não sanitárias.

Em todas as etapas de produção, os produtos devem ser protegidos de eventuais alterações durante a recepção, processamento, manipulação, armazenamento, expedição e transporte. Devem ser previstos PSO necessários para cada etapa.

A correta separação e identificação de produtos comestíveis e não comestíveis deverá ser observada. Os utensílios empregados para produtos não comestíveis ou resíduos deverão ser diferenciados com faixas de identificação com a inscrição PRODUTO NÃO COMESTÍVEL, ou outra forma de identificação como, por exemplo, cores variadas.

Descrição

Todos os procedimentos operacionais executados pelo estabelecimento devem ser descritos e incluído no programa, garantindo assim que todos sejam monitorados e falhas que possam surgir estejam contempladas no programa juntamente com as respectivas medidas de correção.

Monitoramento

O monitoramento consiste em avaliar o cumprimento dos parâmetros previstos no programa de autocontrole e a tomada de decisão caso ocorre algum desvio.

Deve contemplar:

  • Limpeza e utilização dos equipamentos, utensílios e instrumentos de trabalho durante as operações nas diversas seções do estabelecimento;
  • Cada etapa do processo visando identificar eventuais falhas ou imperfeições operacionais que possam comprometer as condições higiênico-sanitárias do produto.
  • Cada etapa do processo visando identificar eventuais falhas ou imperfeições operacionais que possam comprometer as condições higiênico-sanitárias do produto.
  • Compreender os equipamentos, utensílios, instrumentos de trabalho e estruturas do setor na qual está inserida a operação;
  • O ambiente onde as matérias-primas, ingredientes, equipamentos e material de embalagem estão acondicionados para identificar fatores de risco que possam comprometer as condições higiênico-sanitárias da produção;
  • A correta separação e identificação de produtos comestíveis e não comestíveis;
  • As condições da matéria-prima quanto a sua origem, sanidade, rastreabilidade, temperatura e outros controles (tempo, umidade e ph), bem como o fluxo contínuo da produção de forma a prevenir acúmulos indesejáveis de produtos que possam promover alterações nos mesmos;
  • Transporte apropriado para o produto: higiene, temperatura, espaçamento, acondicionamento.

Medidas corretivas

São medidas previstas pelo plano quando ocorrer alguma não conformidade e qual a medida deve ser tomada para correção do problema.

Verificação

A verificação engloba o monitoramento e as ações corretivas. Verifica se o monitoramento atende os requisitos do programa e a adoção e eficácia das medidas corretivas.

Registro

Um dos pontos de maior importância é a existência de registros auditáveis para que a verificação possa ser realizada de maneira correta e eficaz. Onde cada procedimento deve ser registrado e que estes registros estejam disponíveis.

Conclusão

A empresa deve estabelecer o número de procedimentos de acordo com a sua atividade e devem contemplar todas as operações realizadas durante o processo de produção.

Exemplos disponíveis:

PAC - Procedimentos Sanitários Operacionais (PSO)
Neste programa temos os procedimentos e normas internas da empresa com relação aos Procedimentos Sanitários Operacionais durante cada etapa da produção, assegurando assim, que os produtos cheguem aos consumidores com a qualidade requerida e livre de qualquer tipo de contaminação.

PSO - Estabelecimento de Ovos e Derivados
Neste programa temos os procedimentos e normas internas da empresa com relação aos Procedimentos Sanitários Operacionais em Estabelecimento de Ovos e Derivados.

PSO - Estabelecimento de Pescado e Derivados

Neste programa temos os procedimentos e normas internas da empresa com relação aos Procedimentos Sanitários Operacionais em Estabelecimento de Pescado e Derivados.

PSO - Estabelecimento de Produtos Cárneos e Derivados

Neste programa temos os procedimentos e normas internas da empresa com relação aos Procedimentos Sanitários Operacionais em Estabelecimento de Produtos Cárneos e Derivados.

PSO - Laticínios e Derivados

Neste programa temos os procedimentos e normas internas da empresa com relação aos Procedimentos Sanitários Operacionais Laticínios e Derivados.

 

Fontes:

Norma Interna DIPOA/SDA nº 01, de 08 de março de 2017

https://www.dourados.ms.gov.br

http://www3.servicos.ms.gov.br - Regulamento técnico da inspeção higiênico-sanitária e tecnológica do processamento de resíduos de animais

 


 Foco no Alimento

Implantamos este quadro chamado "Foco no Alimento" para abordarmos alguns pontos que mais trazem dúvida ao consumidor e também ao trabalhador dentro da indústria e nos estabelecimentos.
Todos profissionais da área estão empenhados em desenvolver um trabalho que garanta o alimento seguro e de qualidade.

Profissionais da área de alimentos estão cientes sobre assuntos técnicos e da importância da segurança do alimento. Mas para o trabalho sair bem feito não basta conhecer e dar ordens, devemos fazer com que toda as pessoas, toda a equipe, manipuladores e administradores saibam o porquê de cada coisa, de forma que eles possam entender e compreender a importância do seu papel dentro de toda a cadeia.

Vamos nessa juntos? Encaminhe estas informações para quem precisa se atualizar do assunto. Afinal, alimento é coisa séria!

Alimentos Online

NOTÍCIAS

08/04/2021

Mapa discute o uso de irradiação em alimentos no Brasil como opção para evitar desperdícios

O processo destrói microorganismos, bactérias, vírus ou insetos presentes nos alimentos.

08/04/2021

Proposta de Consulta Pública inclui a melatonina como constituinte autorizado

Com a atualização, serão incluídas mais 25 substâncias na Instrução Normativa 28/2018, totalizando 451 constituintes aptos a serem utilizados em suplementos alimentares.

08/04/2021

Suplementos alimentares: documento informativo atualizado

Confira a nova edição do documento, em formato de perguntas e respostas, sobre os suplementos alimentares e tire suas dúvidas!

07/04/2021

Anvisa orienta sobre atualização taxonômica de Lactobacillus

Documento com perguntas e respostas sobre o tema esclarece dúvidas sobre as repercussões regulatórias da atualização. Confira!

24/03/2021

PSO - Procedimento Sanitário Operacional

Procedimentos que visam assegurar produtos com qualidade, segurança e livres de qualquer tipo de contaminação.

23/03/2021

Foco no Alimento - Legislação de alimentos e bebidas

Uma abordagem geral sobre o que é legislação, leis e regulamentos e como estas incidem sobre a área de alimentos e bebidas.

23/03/2021

Mapa atualiza regulamento para produção de orgânicos no Brasil

Nova portaria atende às solicitações do setor e de técnicos e visa estimular produção no país.

23/03/2021

Queijo de búfala do Marajó recebe registro de Indicação Geográfica e Selo Arte

O produto é identificado como um queijo artesanal tradicional brasileiro, permitindo a sua comercialização em todo o país.