facebook

09/02/2021

Cartilha orienta gestores na implantação de Serviços de Inspeção Municipal vinculados a consórcios públicos

Iniciativa visa apoiar os gestores municipais a incrementar a inspeção de produtos de origem animal e promover segurança sanitária e alimentar à população.


MapaO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou nesta terça-feira (9) uma cartilha informativa que trata da implantação e operacionalização de inspeção municipal e de consórcios públicos de Municípios. A iniciativa colaborativa do Mapa, da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da Rede Nacional de Consórcios Públicos (RNCP) e do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) tem como objetivo auxiliar gestores públicos municipais na criação de Serviços de Inspeção Municipais e sua organização em consórcios públicos.

O material oferece informações objetivas, claras e didáticas sobre bases legais, formas de organização, área de atuação, objetivos e os passos para constituir e operacionalizar um serviço de inspeção municipal e um consórcio público. Ela também presta orientações sobre como os produtos registrados pelos serviços de inspeção municipais podem alcançar o comércio regional e nacional.

O lançamento da cartilha foi realizado durante uma live. O Secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal, destacou que a cartilha incentiva a organização da inspeção municipal com todo o suporte técnico. “Vamos continuar dando o apoio, suporte e orientação técnica. Os pequenos produtores e os consumidores serão beneficiados com a ampliação de mercado e segurança alimentar”, explica.

O secretário Executivo do Mapa, Marcos Montes, disse que a cartilha ajuda a construir oportunidades para os pequenos produtores e empreendedores e também para os municípios. “Estamos dando um passo enorme no serviço de inspeção do consórcio público e, tenho certeza que, com a cartilha vamos orientar e estar mais perto dos municípios”, afirma.

Também participaram do lançamento o presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos, Victor Borges; o diretor presidente do Sebrae, Carlos Melles, e o analista técnico de desenvolvimento rural da CNN, Osni Morinishi Rocha.

O documento é de leitura obrigatória aos gestores públicos municipais que buscam ampliar a atuação dos serviços de inspeção e do mercado consumidor para os negócios regionais, reduzir despesas dos municípios, promover maior inserção dos produtos da agricultura familiar no mercado formal, promover maior segurança sanitária e segurança alimentar da população.

A cartilha está disponível em versão digital no site do ministério.

Informações à Imprensa:
[email protected]

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS

26/02/2021

APPCC - Presunto Cozido

Exemplo teórico de um plano APPCC para produção de presunto cozido.

09/02/2021

Cartilha orienta gestores na implantação de Serviços de Inspeção Municipal

Iniciativa visa apoiar os gestores municipais a incrementar a inspeção de produtos de origem animal e promover segurança sanitária e alimentar à população.

28/01/2021

Inovação é única ferramenta capaz de aliar segurança alimentar e sustentabilidade

Em painel no Fórum Econômico Mundial, ministra destacou a transformação digital da agricultura brasileira e o crescimento dos investimentos em tecnologia.

21/01/2021

Consulta pública - Regras para fabricação de queijo artesanal

Consulta vai até 24 de janeiro. A proposta é estabelecer boas práticas agropecuárias para as queijarias.

21/01/2021

Declaração de Compromisso de Isenção de Restrições a Exportações para o PMA

Nota Conjunta Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

11/01/2021

Foco no Alimento - INC

O que é Informação Nutricional Complementar?

08/01/2021

Foco no Alimento: Suco, Néctar, Refresco

Você sabe qual a diferença entre eles?

22/12/2020

Anvisa publica guia sobre aditivos alimentares e coadjuvantes

Agência divulga guia de procedimentos para pedidos de inclusão e extensão de uso de aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia de fabricação. Confira!

18/12/2020

Norma estabelece as boas práticas de manejo na produção comercial de suínos

O objetivo é orientar os produtores quanto às melhores alternativas para promover uma suinocultura cada vez mais sustentável e competitiva.