facebook

APPCC – Filé de peixe congelado

Exemplo teórico de um plano APPCC para filé de peixe congelado.


filé de peixe

Devido a seu alto grau de pericibilidade a cadeia produtiva de pescados e seus derivados, depende de um alto grau de preparo de seus funcionários e de seguir a risca as boas praticas de fabricação.

Por ser um produto com um teor muito elevado de umidade, é excelente para o desenvolvimento de microrganismos patogênicos, tornando sua manipulação, processamento e conservação etapas de extrema importância para garantir sua qualidade.

Consumo

As vantagens de seu consumo têm ganhado cada vez mais projeção, com diversas pesquisas demonstrando seus benefícios como redução do risco de doenças cardíacas, artrite, psoríase, entre outras, além de possuir ação antiinflamatória graças à presença de ácidos graxos poli-insaturados em sua composição.

É um produto com alto teor protéico e com reduzidas quantidades de gordura o que o torna ideal para o consumo diário. No Brasil, exceto em regiões litorâneas, o seu consumo ainda é baixo se comparado a outros países e este fato deve-se ao seu valor quando comparado a outras carnes.

Ouro fator importante é a distancia entre os pólos produtores e os consumidores finais, por se tratar de um produto com um processo de deterioração muito rápido exige-se um cuidado maior, desde a produção, comercialização e consumo.

APPCC

Um sistema essencial para a produção de um alimento seguro, trazendo com isso a segurança de empresas e consumidores, é a implantação de um plano APPCC que englobe todos os processos de sua cadeia produtiva.

Além de todas as vantagens em relação ao alimento seguro, o plano APPCC é obrigatório para obtenção do selo do SIF (Serviço de Inspeção Federal) e com isso o produtor tem a possibilidade de comercializar o produto em todo território nacional e também poderá exportá-lo para outros países.

Exemplo de Plano

Além dos exemplos já disponíveis no site, publicamos um novo material com um plano APPCC para produção de filés de peixe congelado.

Neste plano utilizamos o fluxograma abaixo, com as etapas mais comuns realizadas no processo:

Filé de Peixe

Para ter acesso ao plano, basta clicar no botão abaixo:

Acesse agora!

Outros exemplos disponíveis

Estes são alguns dos exemplos disponíveis em nosso site:

CARNES E PRODUTOS CÁRNEOS

APPCC – Carne Resfriada

APPCC - Linguiça Frescal

APPCC - Salsicha

LEITE E DERIVADOS

APPCC - Queijo Minas Frescal

APPCC - Leite Pasteurizado

APPCC - Queijo Mussarela

APPCC - Queijo Prato 

PESCADOS

APPCC - Filé de Peixe Congelado

APPCC - Peixe Fresco Inteiro

SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO 

APPCC - Hortifrutigranjeiros servidos crus

Próximas Publicações:

Estamos desenvolvendo novos materiais que serão disponibilizados em breve!

Esperamos que este modelo seja útil em seu trabalho e fique a vontade para nos enviar sugestões para o e-mail: [email protected]