facebook

02/12/2019

Mapa abre consulta pública sobre Análise de Risco de Importação de camarões

O objetivo é estimar os riscos de introdução e disseminação de doenças de camarão no território nacional a partir da importação de camarões limpos destinados ao consumo humano.


camaraoA Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) abre, nesta segunda-feira (2), consulta pública por 60 dias sobre a minuta do texto da Análise de Risco de Importação de camarões não viáveis (limpos, eviscerados, sem casca e sem cabeça) destinados ao consumo humano. As considerações e sugestões, tecnicamente fundamentadas por meio de artigos científicos, teses ou dissertações científicas, podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico [email protected] com o assunto “ARI camarões”.

O objetivo é estimar os riscos de introdução e disseminação de doenças de camarão no território nacional a partir da importação de camarões limpos destinados ao consumo humano. A análise possui caráter genérico, ou seja, as conclusões se aplicam ao produto originado de qualquer país exportador.

Foram analisados 44 agentes patogênicos apontados como perigos potenciais para a carcinicultura nacional. Seis foram retidos para a avaliação de risco e os outros 38 não foram considerados perigos, tendo em vista já terem sido reportados no Brasil, ou porque não foram encontradas evidências científicas que permitissem enquadrar o agente patogênico como um perigo.

Confira a Análise de Risco de Importação.

Informações à imprensa
[email protected]

 

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS

28/07/2020

Como alimentar 10 bilhões de pessoas até 2050

Evidências sugerem que a falta de alimentos não seja um problema global, e sim a ineficiência do sistema alimentar.

27/07/2020

Cadastro de estudo de resíduos tem novo formulário

Empresas devem utilizar o Sistema Solicita para preencher o formulário de cadastro de estudo de resíduos de agrotóxicos.

27/07/2020

Por que precisamos de sistemas alimentares sustentáveis no mundo pós-pandemia

A reconstrução das economias após a crise da COVID-19 oferece uma oportunidade única de transformar os sistemas alimentares globais e torná-los resistentes a crises futuras.

23/07/2020

Brasil poderá exportar produtos termoprocessados de aves para o Egito

Autorização será para as plantas que já estão habilitadas para o mercado egípcio e que, atualmente, embarcam frango inteiro.

21/07/2020

Brasil tem mais de 4,7 mil marcas de cachaças e aguardentes

Os dados estão na publicação “A Cachaça no Brasil: Dados de Registro de Cachaças e Aguardentes” referente ao ano de 2019, lançada nesta terça-feira.

21/07/2020

Nutrição enteral: aprovada inclusão de novos compostos

Alteração pontual da RDC 22/2015 eliminará barreiras desnecessárias à inclusão de novos compostos e de outras substâncias considerados seguros.

17/07/2020

Mapa e IICA oferecem curso online gratuito sobre transporte legal de bovinos

O conteúdo trata os cuidados com os animais, veículos, planejamento da viagem até planos de contingência.

15/07/2020

Norma busca agilizar o registro de fertilizantes orgânicos e de biofertilizantes

A IN tem o objetivo de adequar e melhorar o dispositivo legal para a concessão de registros de fertilizantes orgânicos e de biofertilizantes.