27/03/2020
Conheça as consequências e possíveis formas de mitigação na indústria.
Neste momento estamos passando por uma grave pandemia mundial, com isso muitos fatores incidem sobre nosso dia a dia e trarão consequências ainda desconhecidas.
COVID-19 é uma doença respiratória muito contagiosa e sua transmissão se dá de pessoa para pessoa.
O vírus geralmente é transmitido:
As informações atuais sugerem que o vírus pode sobreviver até 72 horas dependendo do material da superfície.
O surto começou na China e hoje já é considerada uma pandemia mundial.
Pandemia é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre uma população localizada em uma grande região, continente ou em todo o planeta.
O setor de alimentos é um dos setores considerados essenciais e deve estar preparado para enfrentar este desafio.
O DECRETO Nº 10.282/2020, que regulamenta a Lei nº 13.979/2020, definiu os serviços públicos e as atividades essenciais no art. 3°:
"
....
Art. 3º As medidas previstas na Lei nº 13.979, de 2020, deverão resguardar o exercício e o funcionamento dos serviços públicos e atividades essenciais a que se refere o § 1º. § 1º São serviços públicos e atividades essenciais aqueles indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, assim considerados aqueles que, se não atendidos, colocam em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população, tais como:
....
XII - produção, distribuição, comercialização e entrega, realizadas presencialmente ou por meio do comércio eletrônico, de produtos de saúde, higiene, alimentos e bebidas;
....
"
A medida foi tomada com a intenção de dar segurança aos serviços públicos e atividades essenciais consideradas indispensáveis ao atendimento das necessidades da população.
Até o momento, nenhum caso de COVID-19 foi relacionado à contaminação por alimentos. O principal risco de transmissão é o contato com pessoas infectadas. O conselho para empresas e consumidores é manter boas práticas de higiene e lavar as mãos regularmente.
É importante que as empresas de alimentos sejam mais vigilantes com as boas praticas de fabricação, higiene, saúde e segurança dos funcionários.
Empresas e funcionários podem impedir e retardar a propagação do COVID-19 . Os empregadores devem planejar uma resposta flexível as possíveis dificuldades que poderão enfrentar com funcionários contaminados dentro da empresa.
As empresas devem coordenar, ter de forma clara as atitudes que serão tomadas quando um de seus funcionários apresentar sintomas e quais medidas serão tomadas.
Todos os empregadores precisam considerar a melhor forma de diminuir a propagação do COVID-19 e diminuir o impacto em seu local de trabalho.
Algumas atitudes básicas devem ser tomadas por todas as empresas do setor que terão um impacto muito grande na mitigação do problema.
São elas:
As empresas devem ter um plano de contingência efetivo e funcional.
Um plano de contingência é um plano que elenca as estratégias da empresa em situações emergenciais com o objetivo de minimizar consequências negativas sobre o negócio.
Neste caso, devemos ter claras quais serão as atitudes tomadas para que possamos diminuir as consequências do COVID-19 dentro da empresa.
A empresa deve ter descrito quais são as funções essenciais para a empresa e algumas atitudes que podem ser tomadas para a continuidade do negócio, entre elas citamos:.
Uma das principais atitudes é evitar ao máximo a transmissão entre funcionários, o que pode diminuir muito a capacidade produtiva da empresa. Dentre estas atitudes temos:
· Os funcionários que apresentam sintomas (febre, tosse ou falta de ar) devem notificar seu supervisor, procurar atendimento médico(se necessário) e ficar em casa;
Indique um coordenador da empresa que será responsável pelos problemas relacionados ao COVID-19 e seu impacto no local de trabalho.
Devemos definir quais serão as políticas da empresa, entre elas:
Implementar licenças médicas flexíveis, políticas e práticas de apoio:
As empresas precisam determinar quais serão as medidas caso haja uma diminuição da equipe de trabalho e algumas ações podem ajudar a enfrentar o problema:
Distanciamento social significa evitar grandes reuniões e manter distância (aproximadamente 2 metros) dos outros quando possível (por exemplo, refeitórios e lanchonetes).
Estratégias que as empresas podem utilizar incluem:
· Implementar locais de trabalho flexíveis (por exemplo, home office);
Considere melhorar a ventilação do locais de trabalho, melhorando a condição do ar.
Apoie a etiqueta respiratória e a higiene das mãos de funcionários , clientes e visitantes do local de trabalho:
Limpe regularmente todas as superfícies tocadas com frequência no local de trabalho, como estações de trabalho, teclados, telefones, corrimãos e maçanetas;
Se as superfícies estiverem sujas, elas devem ser limpas com detergente ou sabão e água antes da desinfecção;
Desencoraje os funcionários a usar telefones, mesas, escritórios ou outras ferramentas e equipamentos de trabalho, quando possível;
Forneça materiais descartáveis para que as superfícies mais usadas (por exemplo, maçanetas, teclados, controles remotos, mesas, outras ferramentas e equipamentos de trabalho) possam ser limpos pelos funcionários antes de cada uso.
Realize limpeza e desinfecção aprimoradas depois que pessoas suspeitas confirmadas de COVID-19 estiverem na instalação;
Aconselhe os funcionários antes de viajar a tomarem preparativos adicionais:
Tome cuidado ao participar de reuniões :
Aumente o tempo entre turnos ou períodos de serviço (por exemplo, café da manhã e almoço; turnos diurnos/noturnos) para minimizar a interação da equipe e permitir maior limpeza.
A separação dos turnos permitirá maior tempo para limpeza e higienização (por exemplo, equipamentos, superfícies, áreas comuns, como lanchonetes, refeitórios) para minimizar a probabilidade de propagação entre funcionários ou clientes que testam positivo ou podem ter entrado em contato com um COVID- 19 caso.
Limite o número de pessoas em um mesmo local de trabalho, sempre que possível.
Nas áreas de produção ou nas equipes de funcionários, faça com que as mesmas pessoas permaneçam ou trabalhem na mesma função a cada dia, evitando a troca constante de profissionais. Isso limitará a disseminação de novos coronavírus entre os funcionários, caso ocorra infecção.
Minimize a sobreposição de turnos, tanto quanto possível. Isto é, um turno entrando mais cedo que o outro que está saindo.
As empresas devem considerar a implementação de métodos de controle de clientes para garantir que atendam aos requisitos de distanciamento social.
Considere colocar sinais visíveis que expliquem que os clientes devem esperar na fila e manter pelo menos dois metros de distância de separação entre si.
A escala da nova pandemia de coronavírus é sem precedentes. Crie canais de comunicação com a equipe para analisar seu bem-estar e resolver quaisquer preocupações o mais rápido possível.
Os funcionários devem ser incentivados a serem abertos sobre os sintomas e expressar qualquer preocupação em relação às circunstâncias pessoais, caso precisem entrar em quarentena, incluindo segurança no emprego. Existe o risco de que eles continuem trabalhando enquanto infectados, se acreditarem que sua segurança no emprego está ameaçada.
Estamos produzindo materiais que possam auxiliar neste momento complicado que passamos e colocamo-nos à disposição para qualquer dúvida.
Equipe Alimentos Online.
Fontes:
https://www.fsai.ie/faq/coronavirus.html
https://www.fmi.org/
https://www.fda.gov/
https://www.foodauthority.nsw.gov.au/
https://www.safefood.qld.gov.au/
http://portal.anvisa.gov.br/
http://www.agricultura.gov.br/
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