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27/03/2020

Prevenção - Coronavírus e o setor de alimentos

Conheça as consequências e possíveis formas de mitigação na indústria.


covid19

Coronavírus - COVID-19

Neste momento estamos passando por uma grave pandemia mundial, com isso muitos fatores incidem sobre nosso dia a dia e trarão consequências ainda desconhecidas.

COVID-19 é uma doença respiratória muito contagiosa e sua transmissão se dá de pessoa para pessoa. 

O vírus geralmente é transmitido: 

  • - diretamente, através do contato com os fluidos corporais de uma pessoa infectada;
  • - indiretamente, através do contato com superfícies nas quais uma pessoa infectada tossiu ou espirrou.

As informações atuais sugerem que o vírus pode sobreviver até 72 horas dependendo do material da superfície. 

Início

O surto começou na China e hoje já é considerada uma pandemia mundial.

Pandemia é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre uma população localizada em uma grande região, continente ou em todo o planeta.

Serviços Essenciais

O setor de alimentos é um dos setores considerados essenciais e deve estar preparado para enfrentar este desafio.

O DECRETO Nº 10.282/2020, que regulamenta a Lei nº 13.979/2020, definiu os serviços públicos e as atividades essenciais no art. 3°:
"

....

Art. 3º As medidas previstas na Lei nº 13.979, de 2020, deverão resguardar o exercício e o funcionamento dos serviços públicos e atividades essenciais a que se refere o § 1º. § 1º São serviços públicos e atividades essenciais aqueles indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, assim considerados aqueles que, se não atendidos, colocam em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população, tais como:

....

XII - produção, distribuição, comercialização e entrega, realizadas presencialmente ou por meio do comércio eletrônico, de produtos de saúde, higiene, alimentos e bebidas;

....

"

A medida foi tomada com a intenção de dar segurança aos serviços públicos e atividades essenciais consideradas indispensáveis ao atendimento das necessidades da população.

Setor de Alimentos e Bebidas

Até o momento, nenhum caso de COVID-19 foi relacionado à contaminação por alimentos. O principal risco de transmissão é o contato com pessoas infectadas. O conselho para empresas e consumidores é manter boas práticas de higiene e lavar as mãos regularmente.

É importante que as empresas de alimentos sejam mais vigilantes com as boas praticas de fabricação, higiene, saúde e segurança dos funcionários.

Preparando locais de trabalho para um surto de COVID-19

Empresas e funcionários podem impedir e retardar a propagação do COVID-19 . Os empregadores devem planejar uma resposta flexível as possíveis dificuldades que poderão enfrentar com funcionários contaminados dentro da empresa.

As empresas devem coordenar, ter de forma clara as atitudes que serão tomadas quando um de seus funcionários apresentar sintomas e quais medidas serão tomadas.

Todos os empregadores precisam considerar a melhor forma de diminuir a propagação do COVID-19 e diminuir o impacto em seu local de trabalho. 

Requisitos básicos de prevenção

Algumas atitudes básicas devem ser tomadas por todas as empresas do setor que terão um impacto muito grande na mitigação do problema.

São elas:

  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Use um desinfetante para as mãos com álcool 70%, se água e sabão não estiverem disponíveis.
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar ou usar a parte interna do cotovelo. Jogue lenços usados ​​no lixo e lave imediatamente as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos. 
  • Manter a limpeza e a higienização completa das instalações, equipamentos e veículos de transporte (além das superfícies e equipamentos que tenham contato com alimentos, também deve ser higienizadas maçanetas, interruptores de luz, pisos, paredes e outras áreas que os trabalhadores tenham contato);
  • Evite usar telefones, mesas ou outras equipamentos de trabalho de outros funcionários, quando possível. Se necessário, limpe e desinfecte-os antes e após o uso.
  • Pratique o distanciamento social, evitando grandes reuniões  e mantendo distância (aproximadamente 2 metros) dos outros funcionários, quando possível.
  • Manter um controle rígido em relação à saúde e higiene do trabalhador. Qualquer trabalhador com uma suspeita de doença transmissível (tosse, espirro, sintomas de gripe, doença gastrointestinal) DEVE ser retirado do local de trabalho.

Plano de Contingência

As empresas devem ter um plano de contingência efetivo e funcional.

Um plano de contingência é um plano que elenca as estratégias da empresa em situações emergenciais com o objetivo de minimizar consequências negativas sobre o negócio.

Neste caso, devemos ter claras quais serão as atitudes tomadas para que possamos diminuir as consequências do COVID-19 dentro da empresa.

Funções essenciais 

A empresa deve ter descrito quais são as funções essenciais para a empresa e algumas atitudes que podem ser tomadas para a continuidade do negócio, entre elas citamos:.

  • Esteja preparado para alterar suas práticas de negócios, se necessário, para manter operações críticas (por exemplo, identificar fornecedores alternativos, priorizar clientes existentes ou suspender temporariamente algumas de suas operações, se necessário);
  • Identifique cadeias de suprimentos alternativas para bens e serviços críticos. Alguns produtos e serviços podem estar em alta demanda ou indisponíveis;
  • Converse com empresas que fornecem à sua empresa funcionários contratados ou temporários sobre a importância dos funcionários doentes ficarem em casa e incentive-os a desenvolver políticas de licença não punitiva;
  • Converse com parceiros de negócios sobre seus planos de contingência. Compartilhe as melhores práticas com outras empresas de suas comunidades (especialmente as de sua cadeia de suprimentos), câmaras de comércio e associações para melhorar os esforços de resposta da comunidade.

Reduzir a transmissão entre funcionários

Uma das principais atitudes é evitar ao máximo a transmissão entre funcionários, o que pode diminuir muito a capacidade produtiva da empresa. Dentre estas atitudes temos:

·         Os funcionários que apresentam sintomas  (febre, tosse ou falta de ar) devem notificar seu supervisor, procurar atendimento médico(se necessário) e ficar em casa;

  • Os funcionários não devem retornar ao trabalho e deve existir um monitoramento de sintomas por um período de tempo (geralmente 14 dias), dependendo do nível de risco de exposição;
  • Se for confirmado que um funcionário tem infecção por COVID-19, os empregadores devem informar seus colegas sobre sua possível exposição ao COVID-19 no local de trabalho e devem então monitorar-se em busca de sintomas  (febre, tosse ou falta de ar);
  • Os funcionários que estão bem, mas que têm um membro da família doente em casa com o COVID-19, devem notificar seu supervisor e seguir as precauções de higiene, monitorar possíveis sintomas, além de redobrar a atenção em relação as BPF. 
  • Alguns funcionários podem estar em maior risco de doenças graves , como idosos  e pessoas com condições médicas crônicas. Considere minimizar o contato pessoal entre esses funcionários ou atribuir tarefas de trabalho que lhes permitam manter uma distância de um metro e meio de outros trabalhadores, clientes e visitantes, ou home office, se possível. 

 Gerenciamento das operações

Indique um coordenador da empresa que será responsável pelos problemas relacionados ao COVID-19 e seu impacto no local de trabalho.

Devemos definir quais serão as políticas da empresa, entre elas:

Licenças médicas flexíveis

Implementar licenças médicas flexíveis, políticas e práticas de apoio:

  • Garantir que as políticas de licença médica sejam flexíveis e consistentes com as orientações de saúde pública e que os funcionários estejam cientes e entendam essas políticas;
  • Mantenha políticas flexíveis que permitam que os funcionários fiquem em casa para cuidar de um membro da família doente ou cuidar de crianças devido a fechamentos de escolas e creches.
  • Revise as políticas de recursos humanos para garantir que as políticas e práticas sejam consistentes com as recomendações de saúde pública e com as leis estaduais e federais do local de trabalho.

Redução da equipe

As empresas precisam determinar quais serão as medidas caso haja uma diminuição da equipe de trabalho e algumas ações podem ajudar a enfrentar o problema:

  • Monitorar as equipes e funcionários afastados e definir números mínimos de trabalhadores para cada operação;
  • Elaborar planos para continuar com as funções essenciais do negócios, caso a empresa tenha um grande número de funcionários afastados;
  • Prepare-se para instituir locais e horários de trabalho flexíveis, quando possível;
  • Treine os funcionários para desempenhar funções essenciais para que o local de trabalho possa operar mesmo que os principais funcionários estejam ausentes.

Políticas de distanciamento social 

Distanciamento social significa evitar grandes reuniões e manter distância (aproximadamente 2 metros) dos outros quando possível (por exemplo, refeitórios e lanchonetes). 

Estratégias que as empresas podem utilizar incluem:

·         Implementar locais de trabalho flexíveis (por exemplo, home office);

  • Implementar horários flexíveis de trabalho (por exemplo, turnos escalonados);
  • Aumentar a distância entre os funcionários no local de trabalho;
  • Aumentar a distância entre funcionários e clientes (por exemplo, drive thru, barreiras físicas);
  • Implementar opções flexíveis de reuniões e viagens (por exemplo, adiar reuniões ou eventos não essenciais);
  • Redução o número de trabalhadores em uma mesma operação, quando possível;
  • Entrega de produtos por delivery.

Manter um ambiente de trabalho saudável

Considere melhorar a ventilação do locais de trabalho, melhorando a condição do ar.

 Apoie a etiqueta respiratória e a higiene das mãos de funcionários , clientes e visitantes do local de trabalho:

  • Forneça lenços e recipientes para descarte sem contato;
  • Forneça locais para lavagem de mãos com água e sabão. Se sabão e água não estiverem prontamente disponíveis, use um desinfetante para as mãos à base de álcool 70%;
  • Coloque desinfetantes para as mãos em vários locais para incentivar a higiene;
  • Coloque cartazes que incentivem a higiene das mãos para ajudar a interromper a propagação  na entrada do seu local de trabalho e em outras áreas onde eles provavelmente serão vistos;
  • Desencorajar o aperto de mão - incentive o uso de outros métodos de cumprimentos sem contato;
  • Disponibilize cartazes sobre  a etiqueta de tosse e espirros.

Limpeza do ambiente de trabalho

Limpe regularmente todas as superfícies tocadas com frequência no local de trabalho, como estações de trabalho, teclados, telefones, corrimãos e maçanetas;

Se as superfícies estiverem sujas, elas devem ser limpas com detergente ou sabão e água antes da desinfecção;

Desencoraje os funcionários a usar telefones, mesas, escritórios ou outras ferramentas e equipamentos de trabalho, quando possível;

Forneça materiais descartáveis ​​para que as superfícies mais usadas (por exemplo, maçanetas, teclados, controles remotos, mesas, outras ferramentas e equipamentos de trabalho) possam ser limpos pelos funcionários antes de cada uso.

 Realize limpeza e desinfecção aprimoradas depois que pessoas suspeitas confirmadas de COVID-19 estiverem na instalação;

Viagens de trabalho

Aconselhe os funcionários antes de viajar a tomarem preparativos adicionais:

  • Certifique-se de que os funcionários que ficaram doentes durante uma viagem compreendam que devem notificar seu supervisor, ficar em casa e caso necessário procurar atendimento médico;
  • Viagens ao exterior devem ser evitadas, podendo o funcionário ficar impedido de deixar ou retornar ao país.

 Reuniões

Tome cuidado ao participar de reuniões :

  • Verificar a real necessidade da reunião;
  • Considere usar videoconferência ou teleconferência quando possível;
  • Considere cancelar, ajustar ou adiar grandes reuniões que só podem ocorrer pessoalmente;
  • Quando a videoconferência ou teleconferência não for possível, realize reuniões em espaços abertos e bem ventilados;
  • Qualquer pessoa com suspeita ou sintomas de doenças respiratórias deve evitar participar.

Turnos de trabalho

Aumente o tempo entre turnos ou períodos de serviço (por exemplo, café da manhã e almoço; turnos diurnos/noturnos) para minimizar a interação da equipe e permitir maior limpeza.

A separação dos turnos permitirá maior tempo para limpeza e higienização (por exemplo, equipamentos, superfícies, áreas comuns, como lanchonetes, refeitórios) para minimizar a probabilidade de propagação entre funcionários ou clientes que testam positivo ou podem ter entrado em contato com um COVID- 19 caso.

Interação entre funcionários

Limite o número de pessoas em um mesmo local de trabalho, sempre que possível.

Nas áreas de produção ou nas equipes de funcionários, faça com que as mesmas pessoas permaneçam ou trabalhem na mesma função a cada dia, evitando a troca constante de profissionais. Isso limitará a disseminação de novos coronavírus entre os funcionários, caso ocorra infecção.

Minimize a sobreposição de turnos, tanto quanto possível. Isto é, um turno entrando mais cedo que o outro que está saindo.

Interação com clientes

As empresas devem considerar a implementação de métodos de controle de clientes para garantir que atendam aos requisitos de distanciamento social. 

Considere colocar sinais visíveis que expliquem que os clientes devem esperar na fila e manter pelo menos dois metros de distância de separação entre si.

Tranquilize a equipe sempre que possível

A escala da nova pandemia de coronavírus é sem precedentes. Crie canais de comunicação com a equipe para analisar seu bem-estar e resolver quaisquer preocupações o mais rápido possível.

Os funcionários devem ser incentivados a serem abertos sobre os sintomas e expressar qualquer preocupação em relação às circunstâncias pessoais, caso precisem entrar em quarentena, incluindo segurança no emprego. Existe o risco de que eles continuem trabalhando enquanto infectados, se acreditarem que sua segurança no emprego está ameaçada.

Estamos produzindo materiais que possam auxiliar neste momento complicado que passamos e colocamo-nos à disposição para qualquer dúvida.

Equipe Alimentos Online.

Fontes:
https://www.fsai.ie/faq/coronavirus.html
https://www.fmi.org/
https://www.fda.gov/
https://www.foodauthority.nsw.gov.au/
https://www.safefood.qld.gov.au/
http://portal.anvisa.gov.br/
http://www.agricultura.gov.br/

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