facebook

02/10/2019

Produtos de origem animal inspecionados por consórcios municipais terão mercado ampliado

Decreto 10.032, atende antiga demanda dos municípios.


produto de origem animalA partir de 2020, produtos de origem animal inspecionados por consórcios públicos municipais poderão ser comercializados nos territórios das cidades integrantes do consórcio. A medida, prevista no Decreto 10.032 publicado nesta quarta-feira (2), atende uma antiga demanda dos municípios e ampliará o mercado para os produtores rurais de grande parte do país.

Os consórcios ocorrem quando os municípios se associam formalmente para determinado fim: inspeção de produtos, compra de remédios, entre outros. Atualmente, as mercadorias inspecionadas pelos serviços municipais podem ser comercializadas apenas nos locais onde são fabricadas, conforme o Decreto 5.741/2006, que trata do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que foi alterado pelo novo decreto de hoje.

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) destacou que a medida "vai dar agilidade, facilidade para a comercialização dos produtos, principalmente dos pequenos produtores rurais".

A medida entra em vigor em 3 de fevereiro de 2020. Os consórcios públicos municipais terão prazo de três anos para aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). O prazo conta a partir do cadastramento do consórcio no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tempo para o consórcio montar estrutura para obter equivalência no Sisbi-POA.

Caso isso não ocorra dentro do período de três anos, os produtos inspecionados pelo consórcio poderão ser vendidos apenas no município onde são fabricados. A adesão ao sistema será obrigatória após esse prazo.

A Secretaria de Defesa Agropecuária divulgará orientações sobre o cadastramento e demais procedimentos nos próximos meses, antes do início da vigência do decreto.

De acordo com a secretaria, a norma atende demandas apresentadas por representantes de consórcios públicos de municípios e irá contribuir para a melhoria da qualidade dos produtos oferecidos ao consumidor,  o desenvolvimento da região abrangida e incentivará a organização dos serviços de inspeção municipal para alcançar a equivalência com a inspeção federal.

Equivalência de serviços de inspeção

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária, padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Os estados, o Distrito Federal e os municípios podem solicitar a equivalência dos seus serviços de inspeção com o Serviço Coordenador do Sisbi. Para obter a equivalência, os serviços precisam comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

Informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
Janete Lima
imprensa@agricultura.gov.br

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS

16/02/2020

Controle de qualidade da água

O controle da qualidade da água é de vital importância para a industria de alimentos.

11/02/2020

Lançada consulta pública para revisão de normas de bebidas não alcoólicas

Os interessados terão até o dia 27 de abril para sugerir mudanças nos padrões de qualidade e identidade dos produtos.

06/02/2020

Fiscalização de produtos de origem animal por consórcios municipais impulsionará economias regionais

A medida, prevista no Decreto 10.032/2019, está em vigor.

06/02/2020

Mapa abre consulta pública para criar regulamento técnico do soro de leite

Produto tem alto valor nutricional sendo cada vez mais valorizado pela indústria alimentícia.

31/01/2020

Mapa publica padrões de identidade e qualidade para água de coco

As novas regras tratam da composição do produto processado e também sobre adição de açúcar.

29/01/2020

Sisbravet entra em funcionamento para notificação de emergências veterinárias

Sistema está em funcionamento desde 16 de janeiro e já tem 725 usuários cadastrados. Estimativa é chegar a 3 mil usuários.

28/01/2020

Mapa abre inscrições para feiras internacionais de alimentos e bebidas

O objetivo do ministério é organizar missões comerciais para atrair investimentos e promover o desenvolvimento do agronegócio nacional.

27/01/2020

Serviço de Inspeção Federal completa 105 anos

O serviço é conhecido pelo selo SIF encontrado nos alimentos de origem animal, como requeijão, iogurte, carnes e ovos.