facebook

10/06/2019

MAPA participa de projeto da FAO para mapear perdas e danos na agricultura

Ideia é identificar o que já está sendo feito na gestão de riscos rurais e gerar recomendações.


agronomiaO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), está participando da elaboração de um projeto sobre gestão de riscos rurais e avaliação de perdas e danos. O objetivo é constituir um sistema de coleta e processamento de dados sobre perdas e danos na agricultura.

O tema foi debatido em uma reunião na sede do Ministério. O professor de Economia Rural da Universidade Federal do Paraná, Gilson Martins, que está cooperando com a FAO na elaboração do projeto, diz que a ideia é identificar o que já está sendo feito na coleta de dados sobre perdas e danos, quais são as instituições envolvidas e ao final ter um mapa do que existe e gerar recomendações de como a gente poderia ter um sistema de informação de perdas e danos no país.

“A gente vê que existem dados, mas muitas vezes não há uma conversa entre as instituições. Há a necessidade de uma integração maior para ter um ponto focal onde se consiga juntar as informações e disponibilizá-las de forma adequada”, explica o professor.

O projeto está sendo desenvolvido pela FAO em vários países, dentro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Ao final do trabalho, as recomendações serão reunidas em um relatório final, que deverá estar pronto em agosto.

“A segurança alimentar é um tema mundial. E essas perdas que ocorrem principalmente por conta de eventos naturais catastróficos ameaçam essa segurança alimentar, tanto na quantidade como na qualidade dos alimentos disponíveis”, diz Martins.

A reunião contou com a participação de representantes da FAO, do Mapa, da Conab, da Embrapa, do IBGE, do Inmet e da Anater.

Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS

19/08/2019

Regras para certificação sanitária internacional de produtos de origem vegetal são publicadas

Para ter a certificação, exportador deve cumprir exigências sanitárias do país importador. Normas entram em vigor em 90 dias.

19/08/2019

Suplementos: consulte os ingredientes permitidos

Já está disponível a ferramenta que permite a realização de buscas dos constituintes autorizados para uso em suplementos alimentares.

16/08/2019

Especialistas discutem situação da produção do setor leiteiro

Os técnicos apresentaram propostas de ações de curto e médio prazo para a melhoria da qualidade do produto.

15/08/2019

Reunião discute critérios microbiológicos em alimentos

Durante a reunião, que terá transmissão ao vivo pela internet, será apresentado o Relatório de Consolidação da análise das contribuições feitas ao texto proposto pela Anvisa durante o processo de consulta pública sobre o tema.

14/08/2019

Presidente do Codex Alimentarius garante a segurança dos alimentos produzidos no Brasil

Para Guilheme Costa, o alto grau de qualidade dos produtos agrícolas brasileiros é facilmente detectável em razão do nível de conformidade com as regras internacionais.

06/08/2019

Anvisa cancela registros de alimentos

Medida vale para produtos com dispensa de registro, processos com indeferimento de revalidação ou casos de caducidade.

01/08/2019

Aberta consulta pública sobre descarte de carcaças e resíduos da pecuária

Regra específica visa atender a aspectos sanitários, ambientais e econômicos, além de fiscalização.

23/07/2019

Aprovada CP sobre gorduras trans industriais

Proposta prevê implementação gradual de norma com limite máximo de 2% de ácidos graxos trans industriais sobre o teor de gordura total nos alimentos, com posterior proibição de uso de óleos e gorduras parcialmente hidrogenados.