facebook Dúvidas?

Fórum

TÓPICO: Higienização na Indústria de Alimentos

DATA: 10/09/2018

PERGUNTA:  Olá gostaria de saber se "AOL" vai disponibilizar novos cursos? apesar de ser um bom curso, ao meu ver encontra-se desatualizado.


Nome:  Jakson Silva de Melo     Profissão:  Tecnólogo em Alimentos

Resposta:  Boa tarde,
Estamos atualizando todos os nossos cursos, em breve enviaremos mais informações em nossa newsletter.

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 02/08/2018

PERGUNTA:  Boa noite,

Foi informado no decorrer do curso que é necessário apresentar as ajudas de limpeza distintas para as áreas limpas, sujas e sanitários, no caso de mais de uma área considerada como limpa, pode ser utilizado as mesmas ajudas de limpeza? Por exemplo: da áreas de produção e da área de selamento de embalagens. Apesar de eu orientar separar mesmo para as áreas limpas fiquei com esta dúvida.


Nome:  Anna Carolina Matos     Profissão: 

Resposta:  Boa tarde,

A RDC 275/2002 estabelece que deve haver POPs referentes às operações de higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios .
Ao elaborar o POP, devem considerar os tipos de produtos fabricados, áreas envolvidas, e afins, de forma a definir os utensílios que são cabíveis de ser compartilhados. Não existe uma proibição em relação ao compartilhamento de ajudas de limpeza, ficando a critério de cada fabricante definir e avaliar os riscos deste procedimento.

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 23/07/2018

PERGUNTA:  Bom dia,
Trabalho em duas indústrias de pequeno porte de biscoitos amanteigados, nesta situação, a maior parte das bancadas que entram em contato com o alimento são de mármore, existe alguma especificação para a limpeza desse tipo de superfície?
Anna Carolina Silveira Matos. Profissão: nutricionista


Nome:  Anna Carolina Matos     Profissão: 

Resposta:  Boa tarde,
As superfícies devem ser lisas, impermeáveis, laváveis e estar isentas de rugosidades, frestas e outras imperfeições que possam comprometer a higienização dos mesmos e serem fontes de contaminação dos alimentos.
A limpeza deve remover as sujidades, resíduos orgânicos e minerais aderidos às superfícies. Pode ser feita a seco (para remoção de farinhas, pós etc.) ou úmida (remoção de gorduras pelo uso de água e detergente), com ou sem o auxílio de fibras (esponjas, escovas etc.). Os detergentes utilizados na etapa de limpeza úmida (lavagem) devem ser específicos para o tipo de sujidade a ser removida.
Temos um modelo que pode ser utilizado como exemplo e adaptado para cada situação. Busque por: POP - Higienização de bancadas de pedra.

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 12/07/2018

PERGUNTA:  Boa noite,
No módulo 2 do curso de higienização na indústria de alimentos foi citado um estudo de "Andrade & Macedo" a respeito do processo de deterioração do aço inox sob ação do cloro, vocês teriam este estudo na íntegra para disponibilizar?


Nome:  Anna Carolina Matos     Profissão: 

Resposta:  Bom dia,
Esta citação é do livro "Higienização na indústria de alimentos, ANDRADE, N. J. de; MACEDO, J. A. B. de" não temos o livro disponível em meio digital.

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 11/07/2018

PERGUNTA:  Olá, em ralação aos métodos de higienização existe uma obrigatoriedade de acordo ao tipo de equipamento? Como no caso da higienização de uma desnatadeira, ela tem tubulações, deve então utilizar o sistema CIP obrigatoriamente? Em caso da empresa ser de pequeno porte e não apresentar recursos para investir nesse equipamento existe outra maneira de realizar a higienização desses equipamentos e ainda assim cumprir com as normas de legislação e não colocar em risco a integridade do alimento? Para realização do CIP é utilizado equipamentos específicos para sua execução então em um laticínio qual seria o melhor e mais barato qual método? Obrigada!


Nome:  Luana Matos de Souza     Profissão:  Medicina Veterinaria

Resposta:  Bom dia,
Existem vários métodos de higienização possíveis citados no curso, entre eles:
HIGIENIZAÇÃO MANUAL, HIGIENIZAÇÃO POR IMERSÃO, HIGIENIZAÇÃO POR MEIO DE MÁQUINAS LAVA A JATO TIPO TÚNEL, HIGIENIZAÇÃO POR MEIO DE EQUIPAMENTOS SPRAY, HIGIENIZAÇÃO POR ESPUMA, HIGIENIZAÇÃO POR CIRCULAÇÃO (CIP) e HIGIENIZAÇÃO POR NEBULIZAÇÃO OU ATOMIZAÇÃO.
Cada processo e cada equipamento exige uma escolha pelo melhor método de higienização. Acesse o link de Métodos de higienização.
Devido ao alto grau de possibilidade de contaminação do leite, a higienização dos equipamentos deve ser realizada o mais rápido possível.
Cada equipamento deve seguir uma etapa de higienização, cabendo a cada estabelecimento definir estes processos, seguindo normas regulatórias ou do próprio fabricante.
Quanto a utilização de CIP em laticínios, temos a Resolução SAA nº 3, de 10 de janeiro de 2008, do estado de São Paulo:
"41 - para a sanitização de circuitos fechados de tubulação e pasteurizadores deve-se usar método de limpeza automático (cleaning in place)."
O CIP é destinado a circuitos fechados de tubulação, podendo ser manual, intermediário ou automático. A higienização dessas tubulações utilizam-se de substâncias detergentes e soluções de enxágue. As soluções de limpeza devem ser transportadas a partir do tanque de limpeza para as demais partes do equipamento que entram em contato com o leite.
Neste curso abordamos a higienização da industria em geral e não entramos especificamente em cada tipo de industria.
Também não indicamos equipamentos específicos ou de qualquer fabricante. Temos nosso GUIA de EMPRESAS onde você encontra possíveis fornecedores que possam atender a demanda.

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 20/02/2018

PERGUNTA:  Bom dia, gostaria de saber como deve ser feita a higienização das esteiras da câmara de crescimento de pães. Há alguma contra-indicação de lavagem com água e saneantes? Obrigada


Nome:  Adriana Carvalhaes Xande     Profissão:  Medicina Veterinaria

Resposta:  Bom dia,
Deve-se levar em consideração o tipo de material das esteiras e suas características, além de seguir as recomendações do fabricante.
Na área de CIÊNCIA E TECNOLOGIA, subcategoria 06 - HIGIENIZAÇÃO, temos descritos as influência dos tipos de superfície na higienização e métodos de higienização.
Em nossa área de Formulários, subcategoria DOCUMENTAÇÃO - PROGRAMA DE HIGIENIZAÇÃO, temos sugestões de PPHO - Higienização de esteiras (Operacional) e PPHO (Pré-operacional) - Higienização de esteiras.
Colocamo-nos a disposição.

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 05/01/2018

PERGUNTA:  Boa tarde! Tenho muitas dúvidas sobre higienização de equipamentos, utensílios em um entreposto de produtos de abelhas , por exemplo qual a melhor forma de higienização do macerador de própolis , qual produto utilizar por ser de difícil remoção?Algum material complementar específico nesta área para consulta?


Nome:  Mirian Cosenza     Profissão: 

Resposta:  Boa tarde,
No momento não temos um material específico para está área. Enviamos para nosso setor técnico como sugestão de novos conteúdos.

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 21/11/2017

PERGUNTA:  Boa noite estou fazendo o curso de higienização na industria de alimento muito bom, mas o que esta acontecendo com o modulo 7 não quer abrir para assistir as aulas o vídeo.


Nome:  IZABEL FRANCILENE GONZAGA DE SOUZA     Profissão:  Outras

Resposta:  Boa tarde,

Verificamos e não encontramos problemas com este vídeo. Sugerimos que recarregue a página e tente novamente.

Colocamo-nos a disposição.

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 14/10/2017

PERGUNTA:  Gostaria de saber sobre as indicações e considerações sobre a utilização do álcool 70 gel como sanitizantes de superfícies e utensílios em serviço de alimentação.


Nome:  ana paula billar     Profissão: 

Resposta:  Boa tarde,

Na RESOLUÇÃO-RDC N° 216, DE 15 DE SETEMBRO DE 2004, temos:
4.2.4 A área de preparação do alimento deve ser higienizada quantas vezes forem necessárias e imediatamente após o término do trabalho. Devem ser tomadas precauções para impedir a contaminação dos alimentos causada por produtos saneantes, pela suspensão de partículas e pela formação de aerossóis. Substâncias odorizantes e ou desodorantes em quaisquer das suas formas não devem ser utilizadas nas áreas de preparação e armazenamento dos alimentos.
4.2.5 Os produtos saneantes utilizados devem estar regularizados pelo Ministério da Saúde. A diluição, o tempo de contato e modo de uso/aplicação dos produtos saneantes devem obedecer às instruções recomendadas pelo fabricante. Os produtos saneantes devem ser identificados e guardados em local reservado para essa finalidade.

No INFORME TÉCNICO Nº 51/2012–GGALI/GGSAN/ANVISA que esclarece sobre produtos destinados à desinfecção e lavagem na área de alimentos.
"Saneantes: são as substâncias ou preparações destinadas à higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar, em ambientes coletivos ou públicos, em lugares de uso comum e no tratamento da água;"

Em um âmbito mais geral temos a Nota Técnica - Álcool gel, 19 de abril de 2013 - SVS/CEVS/DVVSP
Considerando a utilização de álcool etílico gel de diversas formas para várias finalidades na área da saúde.
"1. ÁLCOOL ETÍLICO GEL COMO PRODUTO SANEANTE DOMISSANITÁRIO
a) Como saneante para limpeza geral: o produto é considerado de Risco I e é obrigatória a sua notificação na ANVISA. A sua finalidade é para limpeza geral em superfícies fixas e inanimadas, como piso, paredes, bancadas e similares.
b) Como saneante desinfetante: é considerado produto de Risco II sendo obrigatório o seu registro na ANVISA com comprovação da ação bactericida. A concentração mínima desta apresentação deve ser de 70% p/p. Destina-se a limpeza de superfícies fixas e inanimadas, como piso, paredes, bancadas e similares. O número do registro do produto na ANVISA inicia-se com número 3."

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 05/09/2017

PERGUNTA:  Boa tarde, tenho duvidas quanto ao uso de esteiras de panos nas moduladoras de pães, se o seu uso é permitido e quais seriam os cuidados para a sua manutenção e uso adequado. Obrigada.


Nome:  Adriana Carvalhaes Xande     Profissão:  Medicina Veterinaria

Resposta:  Boa tarde,
A legislação não trata especificamente, neste caso, do material utilizado para esteiras. Quanto aos cuidados e manutenção, você deve verificar junto ao fabricante e produzir os formulários adequados para o controle de qualidade.

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 28/04/2014

PERGUNTA:  quando que vai ser liberado o modulo 6 deste curso? Obrigada pela atenção!


Nome:  Renata Cristina Pires Diniz Pena     Profissão:  Engenheiro de Alimentos

Resposta:  Para verificar a liberação de módulos, acessar a plataforma de cada curso em "saiba mais" - Conteúdo Programático. Att, Equipe Aol

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 25/04/2014

PERGUNTA:  Olá equipe, estou fazendo o curso de Higienização na Indústria de Alimentos e vi que na maioria das vezes utilizamos detergentes de média ou baixa alcalinidade, gostaria de saber em que situação aconteceria o oposto. Quando utilizar algum de alta alcalinidade. Att, Michelle Paiva


Nome:  Michelle dos Santos Paiva     Profissão:  Estudante

Resposta:  Cara Michelle, este assunto será abordado na sequência, onde falaremos da utilização de cada tipo de detergente e seu uso. Att, Equipe Aol

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 27/12/2013

PERGUNTA:  Olá equipe ALIMENTOS ONLINE, estou concluindo o curso de HIGIENIZAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS, estou adorando, já terminei o terceiro módulo e não consigo acessar o próximo, já está disponível? ou não!? Att, Moacyr.


Nome:  Moacyr Gomes Pereira     Profissão:  Químico

Resposta:  Agradecemos seu comentário e informamos que o próximo módulo estará disponível em janeiro/2014. ATT. Equipe Aol

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 27/11/2013

PERGUNTA:  bom dia, fiz um curso e ja terminei e nao tenho acesso ao certificado, como faço para conseguir o certificado, o curso é higienização na industria dealimentos


Nome:  cristiane bettiol parussolo     Profissão: 

Resposta:  Prezada Senhora, o curso ainda está em andamento (terceiro módulo) de um total de 12 que são publicados mensalmente. Atenciosamente, Equipe Aol

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 07/11/2013

PERGUNTA:  Olá gostaria de saber como faço para acessar o próximo módulo do curso? Obrigada


Nome:  Camila Ziantoni Missasse Silva     Profissão:  Nutricionista

Resposta:  Próximo módulo previsto para ser liberado em novembro. Atenciosamente; Equipe Aol

Atenciosamente - Equipe AOL

Para enviar sua pergunta ou comentário você deve estar inscrito no curso.

NOTÍCIAS

13/06/2025

Anvisa estabelece regras rigorosas para Fórmulas Infantis, Alimentos de Transição e Nutrição Enteral

Resolução RDC nº 976/2025 promove atualização normativa ampla e detalhada, impactando diretamente fabricantes, nutricionistas e profissionais de controle de qualidade da área de alimentos

12/06/2025

Surto de Salmonella em ovos orgânicos nos EUA acende alerta global sobre segurança dos alimentos

Casos nos Estados Unidos reforçam a importância do controle rigoroso de ovos e derivados também no Brasil.

11/06/2025

Surto de Salmonella em manteiga de castanha com framboesa afeta crianças na Alemanha e Áustria

Produto orgânico contaminado foi distribuído em diversos países europeus; autoridades investigam ligação com dezenas de internações infantis.

10/06/2025

MAPA publica guia técnico sobre perigos em alimentos vegetais com foco em segurança dos alimentos

Material traz orientações práticas para fiscalização, setor produtivo e consultores na gestão de riscos biológicos, químicos e físicos em produtos vegetais.

09/06/2025

Novas Instruções Normativas Facilitam a Regularização de Pequenas Agroindústrias em Goiás

Normas da Agrodefesa flexibilizam exigências para agricultores familiares e pequenas indústrias de produtos de origem animal, promovendo segurança sanitária e abertura de novos mercados.

09/06/2025

Robustez do sistema sanitário brasileiro em meio à crise da gripe aviária

Em coletiva, ministro detalha respostas rápidas às ocorrências e medidas preventivas adicionais, incluindo suspensão temporária de produção de refrigerantes no Ceará.

07/06/2025

Microalga remove antibióticos da água e pode auxiliar no tratamento de efluentes

Estudo com Monoraphidium contortum destaca a biorremediação como alternativa viável para mitigar a contaminação ambiental por resíduos de medicamentos.

06/06/2025

FDA mantém investigações abertas sobre surtos de E. coli e Salmonella

Autoridades americanas seguem rastreando contaminações em pepinos e outras fontes; situação destaca pontos críticos no controle de segurança de alimentos frescos.

05/06/2025

Fábrica clandestina de salgados é interditada no rio após grave violação

Estabelecimento produzia cerca de 10 mil unidades por dia em condições insalubres e já havia sido interditado anteriormente pela vigilância sanitária.

30/05/2025

Empresa recolhe balas na europa por contaminação com cannabis

Caso registrado na Holanda reforça necessidade de atenção em controles de produção, rastreabilidade e gestão de incidentes — inclusive em produtos importados ou com ingredientes similares.

29/05/2025

Portaria CVS nº 5/2025: Atividades de baixo risco isentas de licenciamento sanitário em SP

Nova regulamentação define as atividades econômicas que não necessitam de licenciamento sanitário no estado de São Paulo, impactando diretamente os profissionais da área de alimentos e produção rural.

28/05/2025

Anvisa determina recolhimento de azeites irregulares devido a inconsistências cadastrais

Proibição atinge seis marcas com origem desconhecida; estabelecimentos devem comunicar as Vigilâncias Sanitárias locais.

27/05/2025

Anvisa inicia ciclo 2025 de monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos

Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos coletará mais de 3.500 amostras em 26 estados e no Distrito Federal até dezembro.

27/05/2025

CAE pode votar nova lei sobre doação de alimentos a entidades sem fins lucrativos

Proposta permite doação de alimentos fora da condição de comercialização, mas seguros, e prevê incentivos fiscais para empresas doadoras

25/05/2025

Avanços no controle de qualidade e segurança de alimentos com sequenciamento de nova geração (NGS)

Tecnologia permite identificação mais precisa e rápida de contaminantes microbiológicos, fortalecendo programas de segurança dos alimentos.

23/05/2025

Surto de listeria nos EUA é encerrado com 14 mortes

Investigação identifica shakes suplementares contaminadas como fonte do surto que se estendeu por seis anos, ressaltando a importância da vigilância sanitária em instalações médicas.

19/05/2025

Primeiro concurso global de cartazes celebra o dia Mundial da Segurança dos Alimentos

Iniciativa da FAO e OMS convida estudantes a refletirem sobre o que torna os alimentos seguros, promovendo educação e engajamento em segurança dos alimentos.

16/05/2025

MAPA decreta estado de emergência zoossanitária após primeiro caso de gripe aviária no Brasil

Detecção da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) em Montenegro (RS) mobiliza medidas rigorosas de controle e impacta diretamente a avicultura comercial nacional

25/04/2025

Termo de compromisso passa a substituir sanções que interrompem atividades econômicas

Nova regulamentação possibilita que estabelecimentos autuados celebrem acordo administrativo, mantendo suas operações e corrigindo irregularidades.

21/04/2025

Novas diretrizes para o Leite UAT (UHT) - O que muda para a Indústria Alimentícia?

Padronização e Controle: Novas regras para qualidade e segurança do leite UHT no Mercosul exigem ajustes imediatos da indústria.

16/04/2025

Efeitos do armazenamento no prazo de validade dos alimentos

Por que o cuidado não termina após a produção.

15/04/2025

ANVISA publica Guia atualizado para Determinação de Prazos de Validade de Alimentos

Documento reforça segurança, qualidade e combate ao desperdício, com base em padrões internacionais

11/04/2025

O impacto do processamento na segurança dos alimentos e na validade dos produtos

O papel essencial do processamento na segurança e qualidade dos alimentos.

14/03/2025

Decreto autoriza comércio interestadual de produtos com inspeção municipal e estadual

Medida temporária permite que leite, mel e ovos certificados por SIM e SIE sejam comercializados em todo o país por um ano.

07/03/2025

Governo federal amplia Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

Medida permite comercialização nacional de produtos certificados localmente, garantindo segurança sanitária e com a intenção de reduzir custos ao consumidor.

21/02/2025

Anvisa publica IN nº 344/2025 com novo procedimento otimizado para análise de alimentos e bebidas

Norma permite uso de documentação internacional para agilizar processos, mantendo rigor técnico e segurança dos produtos.