facebook Dúvidas?

Fórum

TÓPICO: Higienização na Indústria de Alimentos

DATA: 10/09/2018

PERGUNTA:  Olá gostaria de saber se "AOL" vai disponibilizar novos cursos? apesar de ser um bom curso, ao meu ver encontra-se desatualizado.


Nome:  Jakson Silva de Melo     Profissão:  Tecnólogo em Alimentos

Resposta:  Boa tarde,
Estamos atualizando todos os nossos cursos, em breve enviaremos mais informações em nossa newsletter.

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 02/08/2018

PERGUNTA:  Boa noite,

Foi informado no decorrer do curso que é necessário apresentar as ajudas de limpeza distintas para as áreas limpas, sujas e sanitários, no caso de mais de uma área considerada como limpa, pode ser utilizado as mesmas ajudas de limpeza? Por exemplo: da áreas de produção e da área de selamento de embalagens. Apesar de eu orientar separar mesmo para as áreas limpas fiquei com esta dúvida.


Nome:  Anna Carolina Matos     Profissão: 

Resposta:  Boa tarde,

A RDC 275/2002 estabelece que deve haver POPs referentes às operações de higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios .
Ao elaborar o POP, devem considerar os tipos de produtos fabricados, áreas envolvidas, e afins, de forma a definir os utensílios que são cabíveis de ser compartilhados. Não existe uma proibição em relação ao compartilhamento de ajudas de limpeza, ficando a critério de cada fabricante definir e avaliar os riscos deste procedimento.

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 23/07/2018

PERGUNTA:  Bom dia,
Trabalho em duas indústrias de pequeno porte de biscoitos amanteigados, nesta situação, a maior parte das bancadas que entram em contato com o alimento são de mármore, existe alguma especificação para a limpeza desse tipo de superfície?
Anna Carolina Silveira Matos. Profissão: nutricionista


Nome:  Anna Carolina Matos     Profissão: 

Resposta:  Boa tarde,
As superfícies devem ser lisas, impermeáveis, laváveis e estar isentas de rugosidades, frestas e outras imperfeições que possam comprometer a higienização dos mesmos e serem fontes de contaminação dos alimentos.
A limpeza deve remover as sujidades, resíduos orgânicos e minerais aderidos às superfícies. Pode ser feita a seco (para remoção de farinhas, pós etc.) ou úmida (remoção de gorduras pelo uso de água e detergente), com ou sem o auxílio de fibras (esponjas, escovas etc.). Os detergentes utilizados na etapa de limpeza úmida (lavagem) devem ser específicos para o tipo de sujidade a ser removida.
Temos um modelo que pode ser utilizado como exemplo e adaptado para cada situação. Busque por: POP - Higienização de bancadas de pedra.

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 12/07/2018

PERGUNTA:  Boa noite,
No módulo 2 do curso de higienização na indústria de alimentos foi citado um estudo de "Andrade & Macedo" a respeito do processo de deterioração do aço inox sob ação do cloro, vocês teriam este estudo na íntegra para disponibilizar?


Nome:  Anna Carolina Matos     Profissão: 

Resposta:  Bom dia,
Esta citação é do livro "Higienização na indústria de alimentos, ANDRADE, N. J. de; MACEDO, J. A. B. de" não temos o livro disponível em meio digital.

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 11/07/2018

PERGUNTA:  Olá, em ralação aos métodos de higienização existe uma obrigatoriedade de acordo ao tipo de equipamento? Como no caso da higienização de uma desnatadeira, ela tem tubulações, deve então utilizar o sistema CIP obrigatoriamente? Em caso da empresa ser de pequeno porte e não apresentar recursos para investir nesse equipamento existe outra maneira de realizar a higienização desses equipamentos e ainda assim cumprir com as normas de legislação e não colocar em risco a integridade do alimento? Para realização do CIP é utilizado equipamentos específicos para sua execução então em um laticínio qual seria o melhor e mais barato qual método? Obrigada!


Nome:  Luana Matos de Souza     Profissão:  Medicina Veterinaria

Resposta:  Bom dia,
Existem vários métodos de higienização possíveis citados no curso, entre eles:
HIGIENIZAÇÃO MANUAL, HIGIENIZAÇÃO POR IMERSÃO, HIGIENIZAÇÃO POR MEIO DE MÁQUINAS LAVA A JATO TIPO TÚNEL, HIGIENIZAÇÃO POR MEIO DE EQUIPAMENTOS SPRAY, HIGIENIZAÇÃO POR ESPUMA, HIGIENIZAÇÃO POR CIRCULAÇÃO (CIP) e HIGIENIZAÇÃO POR NEBULIZAÇÃO OU ATOMIZAÇÃO.
Cada processo e cada equipamento exige uma escolha pelo melhor método de higienização. Acesse o link de Métodos de higienização.
Devido ao alto grau de possibilidade de contaminação do leite, a higienização dos equipamentos deve ser realizada o mais rápido possível.
Cada equipamento deve seguir uma etapa de higienização, cabendo a cada estabelecimento definir estes processos, seguindo normas regulatórias ou do próprio fabricante.
Quanto a utilização de CIP em laticínios, temos a Resolução SAA nº 3, de 10 de janeiro de 2008, do estado de São Paulo:
"41 - para a sanitização de circuitos fechados de tubulação e pasteurizadores deve-se usar método de limpeza automático (cleaning in place)."
O CIP é destinado a circuitos fechados de tubulação, podendo ser manual, intermediário ou automático. A higienização dessas tubulações utilizam-se de substâncias detergentes e soluções de enxágue. As soluções de limpeza devem ser transportadas a partir do tanque de limpeza para as demais partes do equipamento que entram em contato com o leite.
Neste curso abordamos a higienização da industria em geral e não entramos especificamente em cada tipo de industria.
Também não indicamos equipamentos específicos ou de qualquer fabricante. Temos nosso GUIA de EMPRESAS onde você encontra possíveis fornecedores que possam atender a demanda.

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 20/02/2018

PERGUNTA:  Bom dia, gostaria de saber como deve ser feita a higienização das esteiras da câmara de crescimento de pães. Há alguma contra-indicação de lavagem com água e saneantes? Obrigada


Nome:  Adriana Carvalhaes Xande     Profissão:  Medicina Veterinaria

Resposta:  Bom dia,
Deve-se levar em consideração o tipo de material das esteiras e suas características, além de seguir as recomendações do fabricante.
Na área de CIÊNCIA E TECNOLOGIA, subcategoria 06 - HIGIENIZAÇÃO, temos descritos as influência dos tipos de superfície na higienização e métodos de higienização.
Em nossa área de Formulários, subcategoria DOCUMENTAÇÃO - PROGRAMA DE HIGIENIZAÇÃO, temos sugestões de PPHO - Higienização de esteiras (Operacional) e PPHO (Pré-operacional) - Higienização de esteiras.
Colocamo-nos a disposição.

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 05/01/2018

PERGUNTA:  Boa tarde! Tenho muitas dúvidas sobre higienização de equipamentos, utensílios em um entreposto de produtos de abelhas , por exemplo qual a melhor forma de higienização do macerador de própolis , qual produto utilizar por ser de difícil remoção?Algum material complementar específico nesta área para consulta?


Nome:  Mirian Cosenza     Profissão: 

Resposta:  Boa tarde,
No momento não temos um material específico para está área. Enviamos para nosso setor técnico como sugestão de novos conteúdos.

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 21/11/2017

PERGUNTA:  Boa noite estou fazendo o curso de higienização na industria de alimento muito bom, mas o que esta acontecendo com o modulo 7 não quer abrir para assistir as aulas o vídeo.


Nome:  IZABEL FRANCILENE GONZAGA DE SOUZA     Profissão:  Outras

Resposta:  Boa tarde,

Verificamos e não encontramos problemas com este vídeo. Sugerimos que recarregue a página e tente novamente.

Colocamo-nos a disposição.

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 14/10/2017

PERGUNTA:  Gostaria de saber sobre as indicações e considerações sobre a utilização do álcool 70 gel como sanitizantes de superfícies e utensílios em serviço de alimentação.


Nome:  ana paula billar     Profissão: 

Resposta:  Boa tarde,

Na RESOLUÇÃO-RDC N° 216, DE 15 DE SETEMBRO DE 2004, temos:
4.2.4 A área de preparação do alimento deve ser higienizada quantas vezes forem necessárias e imediatamente após o término do trabalho. Devem ser tomadas precauções para impedir a contaminação dos alimentos causada por produtos saneantes, pela suspensão de partículas e pela formação de aerossóis. Substâncias odorizantes e ou desodorantes em quaisquer das suas formas não devem ser utilizadas nas áreas de preparação e armazenamento dos alimentos.
4.2.5 Os produtos saneantes utilizados devem estar regularizados pelo Ministério da Saúde. A diluição, o tempo de contato e modo de uso/aplicação dos produtos saneantes devem obedecer às instruções recomendadas pelo fabricante. Os produtos saneantes devem ser identificados e guardados em local reservado para essa finalidade.

No INFORME TÉCNICO Nº 51/2012–GGALI/GGSAN/ANVISA que esclarece sobre produtos destinados à desinfecção e lavagem na área de alimentos.
"Saneantes: são as substâncias ou preparações destinadas à higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar, em ambientes coletivos ou públicos, em lugares de uso comum e no tratamento da água;"

Em um âmbito mais geral temos a Nota Técnica - Álcool gel, 19 de abril de 2013 - SVS/CEVS/DVVSP
Considerando a utilização de álcool etílico gel de diversas formas para várias finalidades na área da saúde.
"1. ÁLCOOL ETÍLICO GEL COMO PRODUTO SANEANTE DOMISSANITÁRIO
a) Como saneante para limpeza geral: o produto é considerado de Risco I e é obrigatória a sua notificação na ANVISA. A sua finalidade é para limpeza geral em superfícies fixas e inanimadas, como piso, paredes, bancadas e similares.
b) Como saneante desinfetante: é considerado produto de Risco II sendo obrigatório o seu registro na ANVISA com comprovação da ação bactericida. A concentração mínima desta apresentação deve ser de 70% p/p. Destina-se a limpeza de superfícies fixas e inanimadas, como piso, paredes, bancadas e similares. O número do registro do produto na ANVISA inicia-se com número 3."

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 05/09/2017

PERGUNTA:  Boa tarde, tenho duvidas quanto ao uso de esteiras de panos nas moduladoras de pães, se o seu uso é permitido e quais seriam os cuidados para a sua manutenção e uso adequado. Obrigada.


Nome:  Adriana Carvalhaes Xande     Profissão:  Medicina Veterinaria

Resposta:  Boa tarde,
A legislação não trata especificamente, neste caso, do material utilizado para esteiras. Quanto aos cuidados e manutenção, você deve verificar junto ao fabricante e produzir os formulários adequados para o controle de qualidade.

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 28/04/2014

PERGUNTA:  quando que vai ser liberado o modulo 6 deste curso? Obrigada pela atenção!


Nome:  Renata Cristina Pires Diniz Pena     Profissão:  Engenheiro de Alimentos

Resposta:  Para verificar a liberação de módulos, acessar a plataforma de cada curso em "saiba mais" - Conteúdo Programático. Att, Equipe Aol

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 25/04/2014

PERGUNTA:  Olá equipe, estou fazendo o curso de Higienização na Indústria de Alimentos e vi que na maioria das vezes utilizamos detergentes de média ou baixa alcalinidade, gostaria de saber em que situação aconteceria o oposto. Quando utilizar algum de alta alcalinidade. Att, Michelle Paiva


Nome:  Michelle dos Santos Paiva     Profissão:  Estudante

Resposta:  Cara Michelle, este assunto será abordado na sequência, onde falaremos da utilização de cada tipo de detergente e seu uso. Att, Equipe Aol

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 27/12/2013

PERGUNTA:  Olá equipe ALIMENTOS ONLINE, estou concluindo o curso de HIGIENIZAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS, estou adorando, já terminei o terceiro módulo e não consigo acessar o próximo, já está disponível? ou não!? Att, Moacyr.


Nome:  Moacyr Gomes Pereira     Profissão:  Químico

Resposta:  Agradecemos seu comentário e informamos que o próximo módulo estará disponível em janeiro/2014. ATT. Equipe Aol

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 27/11/2013

PERGUNTA:  bom dia, fiz um curso e ja terminei e nao tenho acesso ao certificado, como faço para conseguir o certificado, o curso é higienização na industria dealimentos


Nome:  cristiane bettiol parussolo     Profissão: 

Resposta:  Prezada Senhora, o curso ainda está em andamento (terceiro módulo) de um total de 12 que são publicados mensalmente. Atenciosamente, Equipe Aol

Atenciosamente - Equipe AOL

DATA: 07/11/2013

PERGUNTA:  Olá gostaria de saber como faço para acessar o próximo módulo do curso? Obrigada


Nome:  Camila Ziantoni Missasse Silva     Profissão:  Nutricionista

Resposta:  Próximo módulo previsto para ser liberado em novembro. Atenciosamente; Equipe Aol

Atenciosamente - Equipe AOL

Para enviar sua pergunta ou comentário você deve estar inscrito no curso.

NOTÍCIAS

19/04/2024

Botulismo: Riscos, sintomas e prevenção

Explore os aspectos essenciais para uma abordagem segura e informada.

19/04/2024

Curso sobre Botulismo: Prevenção, Diagnóstico e Controle

Principais alimentos envolvidos e os controles a serem implantados na indústria de produtos susceptíveis.

18/04/2024

Ministério da Agricultura e Pecuária lançou a 3ª edição do Projeto ConSIM

Visando aumentar o número de municípios aderidos ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o Sisbi-POA.

17/04/2024

Termos de compromisso para estabelecimentos de produtos de origem animal

O Impacto da Portaria SDA/MAPA nº 1.091/2024.

16/04/2024

Curso sobre RT de Manejo Pré Abate e Abate Humanitário

Bem-estar animal na Indústria de Alimentos: Dominando os princípios do abate humanitário.

15/04/2024

Rotulagem nutricional frontal: Prazos para adequação

Empresas fabricantes de alimentos, que não estejam em conformidade, têm até o dia 22 de abril de 2024 para se adequarem.

13/04/2024

Novo regulamento para materiais metálicos em contato com alimentos

Saiba mais sobre as diretrizes essenciais para garantir a segurança e a conformidade com a legislação.

12/04/2024

Anvisa atualiza assuntos de petição para avaliação de novos alimentos e ingredientes

Atualização está relacionada ao novo marco regulatório. Conheça os códigos.

11/04/2024

Anvisa promove sustentabilidade com novas diretrizes para Embalagens de Alimentos

Agência publica 6ª edição do documento de Perguntas e Respostas sobre materiais em contato com alimentos.

10/04/2024

Anvisa adota nova abordagem regulatória para área de Alimentos

Medida aprimora o controle pré-mercado, a partir de critérios de risco.

09/04/2024

Anvisa lança novo Painel de Acompanhamento da Agenda Regulatória

Acompanhe a evolução da regulação de alimentos.

08/04/2024

Mapa implementa assinatura eletrônica para certificação sanitária nacional de POA

Com a digitalização, a emissão do certificado dará mais celeridade e segurança para as empresas.

07/04/2024

Anvisa revela avanços na regulação de Alimentos em 2023

Eficiência na análise de petições, consolidação de normas e desafios para 2024.

06/04/2024

Anvisa divulga relatórios de monitoramento de sódio e açúcares em alimentos industrializados

Perspectivas para a redução de sódio e açúcares na indústria.

05/04/2024

Atualização da lista de DCBs pela Anvisa

ANVISA expande e atualiza lista de denominações comuns brasileiras.

04/04/2024

Atualização da 6ª Edição da Farmacopeia Brasileira

Atualizações importantes na 6ª edição da farmacopeia brasileira: novos padrões e prazos para adequação.

03/04/2024

Manual Atualizado: Diretrizes para Produção de Leite

Versão 2.0 atualizada.

02/04/2024

Brasil é selecionado para estudo de caso sobre micotoxinas em cereais

Objetivo é avaliar impacto dos padrões do Codex Alimentarius na prevenção da contaminação.

02/04/2024

Estão abertas quatro consultas públicas a ANVISA sobre alimentos

Regulamento para fórmulas infantis e materiais em contato com alimentos estão entre as propostas. Participe!

19/03/2024

A Rede de Frio na Indústria Alimentícia: Garantindo a Qualidade e Segurança dos Produtos

Infraestrutura física e logística necessária para manter produtos perecíveis em condições adequadas de temperatura.

07/03/2024

Novas regras para avaliação microbiológica do abate de frangos de corte

Diretrizes atualizadas para avaliação microbiológica no processo de abate de frangos de corte.

05/03/2024

Novas regras para moluscos cefalópodes garantem qualidade e segurança

Implementação de padrões rigorosos eleva o padrão da indústria de cefalópodes.

04/03/2024

Consolidação das normas para Fermentados Acéticos, Vinhos e Derivados

Uma abordagem abrangente na Regulação de Produtos Vinícolas no Brasil.